Covid-19

Covid-19: pasteleiro de Leiria entrega macarons personalizados para adoçar a quarentena

30 mar 2020 18:40

Sem glúten, com mensagens ao gosto do cliente, numa variedade de 14 sabores

covid-19-pasteleiro-de-leiria-entrega-macarons-personalizados-para-adocar-a-quarentena
Os macarons de Rui David Jorge a espalhar amor pelo País
DR

Chegam em caixas de 12 unidades e são remédio santo para melhorar o humor de quem fica em casa a proteger-se da pandemia. Os macarons sem glúten que Rui David Jorge produz em Santa Eufémia, Leiria, continuam a circular pelo País através de entregas ao domicílio, com 14 sabores disponíveis.

Ainda hoje à tarde enviei para Amarante”, explica ao JORNAL DE LEIRIA, por telefone. Um mimo de mãe para filha, em tempos de isolamento social provocado pelo novo coronavírus e pelo estado de emergência declarado no contexto da Covid-19.

Mediante encomenda, Rui David Jorge oferece a possibilidade de personalizar os doces ao gosto de cada cliente. Nomes de pessoas, logótipos de marcas e empresas, números, palavras e desenhos com significado especial ou mesmo mensagens completas, como aconteceu recentemente. “Alguém me pediu para fazer um agradecimento a uma médica e então escrevi uma palavra em cada macaron: Muito obrigado, doutora, abraço”.

Limão, caramelo, maracujá e piripíri, chocolate, café, frutos vermelhos, laranja e pistácio são alguns dos recheios disponíveis no catálogo da Famadoliz, ou seja, Fabrico de Macarons e Doçarias do Liz. No concelho de Leiria, cada caixa de 12 unidades custa 12 euros (o preço pode variar em distâncias maiores).

O percurso de Rui David Jorge na cozinha começa no último período da troika em Portugal, quando a crise o forçou a mudar de emprego e emigrar. Em 2010, viajou para a Austrália, onde se empregou pela primeira vez no ramo da padaria e pastelaria, acabando a trabalhar para um empregador especializado em macarons.

Desde 2017, está em Santa Eufémia, com fabrico próprio, a fornecer particulares e estabelecimentos comerciais a nível nacional. A rotina não se altera com a Covid-19, só o impacto das entregas ao domicílio, que por estes dias são o recurso mais seguro para adoçar a quarentena.