Sociedade

Covid-19: Sete utentes e dois funcionários de lar e dois alunos em Alvaiázere infectados

14 out 2020 20:49

Dois alunos co-habitantes que frequentam turmas diferentes da Escola 2,3 CEB/S Dr. Manuel Ribeiro Ferreira também testaram positivo.

covid-19-sete-utentes-e-dois-funcionarios-de-lar-e-dois-alunos-em-alvaiazere-infectados
Alvaiázere está com dois focos de Covid-19
Ricardo Graça/Arquivo

A Câmara Municipal de Alvaiázere anunciou hoje que existem 11 pessoas infectadas no concelho, resultado de dois focos de infecção por SARS-CoV-2 num lar, onde há nove casos, e num agrupamento de escolas, onde se registaram outros dois.

Em comunicado, o Município de Alvaiázere informa que no Lar I da Associação da Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria foram detectados, até ao momento, um total de nove casos positivos, sete em utentes e dois em funcionários.

“Está em curso o rastreio de todos os funcionários e utentes da instituição, conforme orientação da delegada de saúde”, refere o comunicado.

A presidente da Câmara de Alvaiázere, Célia Marques, afirmaque a infecção foi conhecida após um utente, “com outros problemas de saúde, ter sido internado”.

Depois ter sido testado na unidade hospitalar foi-lhe detectada a infeção pelo novo coronavírus, levando a que se realizasse o rastreio a todos os utentes e funcionários do lar.

Segundo Célia Marques, amanhã, quinta-feira, deverão ser conhecidos os resultados destes testes, estando agendada uma reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil a fim de avaliar a situação e tomar “as medidas que forem necessárias”.

Dois alunos co-habitantes que frequentam turmas diferentes da Escola 2,3 CEB/S Dr. Manuel Ribeiro Ferreira também testaram positivo.

Os alunos das duas turmas onde os casos foram detectados foram colocados em isolamento profilático, decorrendo as actividades lectivas através dos canais digitais previstos pela escola.

Segundo o Município, na próxima segunda-feira será realizado um rastreio a todos os alunos e pessoal docente e não docente relacionado com as duas turmas diretamente implicadas.

A Câmara de Alvaiázere informa que “mantém toda a estrutura montada desde o início da pandemia para apoio à comunidade, nomeadamente, meios logísticos, equipamentos de protecção para cedência, habitações disponíveis para isolamento profiláctico ou em caso de infecção, habitações para profissionais de saúde e uma base sanitária instalada no pavilhão desportivo”.