Covid-19

#covid19 Cetemares, de Peniche, abre centro de análises até final do mês

11 abr 2020 14:30

O processo está a ser articulado entre o IPL e as Administrações Regionais de Saúde do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo

covid19-cetemares-de-peniche-abre-centro-de-analises-ate-final-do-mes
Cetemares situa-se no concelho de Peniche
Jornal de Leiria/Arquivo

O Cetemares, estrutura de investigação científica situada em Peniche, e que integra o Politécnico de Leiria, deverá ter em funcionamento ainda este mês um centro de análises à covid-19, revelou o presidente daquele instituto ao jornal Alvorada.

De acordo com esta publicação, o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, explicou que este processo está a ser articulado entre o IPL  e as Administrações Regionais de Saúde do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo.

“Porque temos as condições laboratoriais, os equipamentos e as pessoas para podermos fazer este trabalho, assim sejam cumpridos alguns compromissos com as autoridades de saúde, que à partida existem, porque é um trabalho que tem que ser feita em estreita articulação”, justificou o responsável pelo IPL.

Neste momento, estão a decorrer os últimos procedimentos para montar este centro de análises à Covid-19 neste centro de investigação em Peniche, pois é necessário proceder à introdução de alguma adaptação do trabalho do Cetemares, a aquisição de equipamentos de protecção individual (EPI’s), alguma formação profissional e capacitação do ponto de vista da utilização dos meios, expôs Rui Pedrosa.

“Ainda não temos a data para a entrada em funcionamento deste centro mas espero que seja o mais rápido que consigamos e admito que possa ser ainda este mês”, acrescentou o presidente.

Note-se que as universidades e os politécnicos estão nesta fase a assegurar a realização de testes da covid-19 por todo o País em lares de idosos e à comunidade em geral.