Sociedade

Creche da Ivima deverá abrir em 2024

11 jul 2022 09:21

Câmara da Marinha Grande viu aprovada a candidatura ao Programa de Recuperação e Resiliência

creche-da-ivima-devera-abrir-em-2024
.
arquivo JL

Já existe data prevista para a abertura da creche no edifício da Ivima. A Câmara da Marinha Grande viu aprovada a candidatura da obra, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), e estima que a estrutura entre em funcionamento em 2024.

Em comunicado de imprensa, a autarquia informa que a vice-presidente do município, Ana Alves Monteiro, participou sexta-feira no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, na entrega do contrato relativo à construção da creche da Ivima, na sequência da candidatura apresentada pela câmara no âmbito do PRR.

Nesta cerimónia, que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, “foram celebrados contratos no âmbito da requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais, que representam um investimento global nacional de mais de 700 milhões de euros, relativos a 476 projectos”.

A construção da creche, com capacidade para acolher 84 crianças, vai representar o investimento superior a um milhão de euros, informa a autarquia. Com este o projecto, a câmara visa “implementar uma resposta social (creche) para acolher crianças até aos 3 anos de idade, durante o período de trabalho dos pais, ou da pessoa que tenha a sua guarda de facto ou de direito, assim como durante qualquer outro impedimento que os mesmos tenham em virtude da conciliação da sua vida familiar”.

A vice-presidente da câmara congratula-se "com a celebração do contrato que permite, finalmente, a construção da creche da Ivima, que era ambicionada há muito e que vai ser concretizada na sequência da candidatura apresentada pelo executivo municipal, em Março deste ano”.

Ana Alves Monteiro acrescenta que "este novo equipamento será também importante na medida em que vai permitir a criação de postos de trabalho”. A creche ocupará uma pequena parte da torre central, ao nível do Piso 0, e toda ala Sul, incluindo o torreão que a delimita, correspondendo a intervenção a uma área bruta total de 830 metros quadrados.