Sociedade

Criado Conselho Municipal de Cultura

1 abr 2016 00:00

Leiria

criado-conselho-municipal-de-cultura-3572

Promover o debate sobre a programação cultural do concelho e “acompanhar, analisar, debater e sustentar um processo de reflexão estratégica sobre o sector cultural, através da mobilização dos agentes” desta área são alguns dos objectivos do Conselho Municipal de Cultura de Leiria, cujo projecto de regulamento foi aprovado, na terça-feira, em reunião de câmara.

De acordo com esse documento, nesse organismo terão assento representantes das associações culturais do concelho (filarmónicas, ranchos, grupos corais, SAMP, Orfeão, entre outras), da câmara, das juntas de freguesia, da Diocese de Leria- Fátima e da Direcção Regional de Cultura do Centro. Neste conselho municipal - que reunirá, pelo menos, duas vezes por ano - estarão também representados o Instituto Politécnico de Leiria, a Fundação Escola Profissional de Leiria, a Fundação Mário Soares/Casa Museu João Soares, os museus não municipais e os serviços camarários da cultura.

Entre as tarefas deste novo organismo está a formulação de propostas de “valorização" da oferta cultural do concelho, a aprovação de pareceres e recomendações e o acompanhamento do desenvolvimento de propostas nesta área constantes do plano de actividades da câmara.

A ideia partiu de uma sugestão feita por Fábio Seguro Joaquim, membro da Assembleia Municipal eleito pelo CDS-PP, que defendia a necessidade de criar um conselho que funcione como “plataforma de diálogo e de concertação entre as instituições e agentes culturais e artísticos implantados no território municipal”.

O objectivo, explicava na sua proposta, é “tirar partido da multiplicidade de agentes culturais” em actividade no concelho, “criando, entre si, elos de ligação e de cooperação, que potenciam as capacidades instaladas e estabeleçam redes de complementaridade”.