Sociedade

D. António Marto sai da diocese com "o coração cheio de gratidão"

6 mar 2022 19:38

Na missa de despedida celebrada, esta tarde, na Sé de Leiria, D. António Marto evocou também "o dom da paz para a Ucrânia".

d-antonio-marto-sai-da-diocese-com-o-coracao-cheio-de-gratidao
D. António Marto celebrou, este domingo, missa de despedida na Sé de Leiria
DR
Maria Anabela Silva

Com o "coração cheio de gratidão". Foi desta forma que D. António Marto se despediu, esta tarde, como bispo de Leiria-Fátima. Na missa de acção de graças pelos 16 anos de episcopado, o cardeal evocou ainda o "o dom da paz para a Ucrânia".

Na mensagem que dirigiu aos diocesanos no final da missa, expressou um "profundo agradecimento" a todos aqueles que o ajudaram a conduzir os destinos da diocese, desde os sacerdote aos seus colaboradores mais directos, passando pelos leigos, sem esquecer os peregrinos de Fátima e "o seu testemunho de fé".

D. António Marto agradeceu também as "numerosas manifestações de afecto e carinho" que recebeu ao longo de 16 anos. Disse ainda sair "satisfeito" por ter cumprido uma "missão bela", embora com a "consciência de que as realizações alcançadas ficaram aquém das aspirações".

"Amei e continuarei a amar com toda a minha alma esta Igreja de Leiria-Fátima", afirmou o cardeal, que com a tomada de posse do novo bispo, D. José Ornelas, passará à condição de bispo emérito da diocese, que considera "o título mais honroso" que levará.

Durante a homilia, D. António Marto desafiou os diocesanos a "fixarem os olhos no exemplo de Jesus" e a cumprirem o seu papel de cristãos, "trabalhando pela fraternidade, pela justiça, pela solidariedade, pela paz" e pela "cultura do encontro e do cuidar".

"Os homens e as mulheres do nosso tempo precisam de tomar consciência de que nem só de pão, nem são se trabalho, de economia, de finanças e de ciência, nem só de algoritmo vive o Homem", exortou o bispo, que apelou ainda "à reconciliação e ao perdão entre pessoas e povos", que "tão necessários são" nos dias de hoje.

Com a tomada de posse do novo bispo, D. António Marto ficará a residir no Santuário de Fátima, mas irá passar mais tempo em Roma como conselheiro do Santo Padre, enquanto membro do Discatério para os Leigos, a Família e a Vida, um departamento da Cúria Romana criado pelo Papa Francisco.

Apresentado livro sobre episcopado

No final da missa foi apresentado o livro "Cardeal D. António Marto - Teólogo e Pastor" , que percorre os 16 anos de episcopado do cardeal na diocese de Leiria-Fátima. Na obra estão compiladas as cartas pastorais que o bispo escreveu durante esse período, contendo também um capítulo dedicado ao cardinalato e um outro à sua função de "pastor" da diocese, com "trechos de palavras" que endereçou a crianças, doentes e desfavorecidos da sociedade. O livro conta ainda com textos do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas, que irá substituir D. António Marto como bispo de Leiria-Fátima