Viver
Da Matemática à Educação Física, bombos dão ritmo ao ensino
Tocándar chega a um primeiro grupo de crianças do 1.º ciclo do ensino básico da Marinha Grande. Mais-valias do projecto, desde a integração à aprendizagem, devem ser replicadas pelo concelho, defendem docentes
Uma vez por semana, duas turmas do 4.º ano da Escola Básica Guilherme Stephens e duas turmas do 4.º ano da EB1 da Ordem deixam as secretárias, os lápis e as borrachas, para se deslocarem à sede da Associação Tocándar, no Parque Mártires do Colonialismo, onde pegam nos bombos e, com sorriso rasgado, bebem de outras aprendizagens.
Desenvolvido desde o início do ano lectivo pelo professor Paulo Tojeira, fundador dos Tocándar, este projecto inovador, dirigido ao público mais novo, congrega mais-valias do ponto do vista da integração social e da aprendizagem, e já conquistou alunos e docentes, ansiosos por vê-lo replicado por mais escolas da Marinha Grande.
Coordenação física, concentração e noção rítmica são algumas das competências estimuladas através da percussão, que estão a ser transportadas para o contexto lectivo, em disciplinas como Matemática, Educação Física ou Musical.
Aurora Silva, de 8 anos, é
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.