Viver

Da paixão pelos livros voltou a nascer a Maratona de Leitura

1 mai 2016 00:00

Ler e ouvir ler, para celebrar o Dia Mundial do Livro, na Arquivo Livraria

(Fotografias: Gil de Lemos)

Günter Grass, Adília Lopes, José Luís Costa, Paulo Kellerman, João de Melo, Ary dos Santos, José Luís Peixoto, Valério Romão, Shel Silverstein, Valter Hugo Mãe, Ana Margarida Carvalho, Peter Beagle, Philip Hoare, Matilde Campilho – estes e outros escritores viveram por breves momentos na Arquivo Livraria, no passado sábado, dia 23, pela voz de leitores que os trazem no coração e aceitaram o convite para ler em voz alta durante a Maratona de Leituraque assinalou o Dia Mundial do Livro.

Excertos deCapilé, Os navios da noite, Em teu ventre, As mais belas coisas do mundo, Não se pode morar nos olhos de um gato, O último unicórnio, Uma rapariga é uma coisa inacabada– e de outros títulos que despertam de imediato os sentidos e a imaginação – fizeram a banda sonora da tarde e início da noite no centro de Leiria.

E para dar força aos maratonistas da leitura, porque sábado na Arquivo é dia de bolo do Bruno, o Bruno Mourinha fez uma tentadora pavlova de chocolate com mousse de chocolate e morangos.

Um dia cheio, em que a livraria recebeu também uma actividade dirigida às famílias: visita dançada (com Inesa Markava) e uma oficina experimental a partir da exposição de fotografia Underwater, da autoria de Maria Kowalski, que continua patente. E inaugurou a mostra de livros independentes Declaração de Independência,com organização da Paper View Books, para espreitar até amanhã, 29 de Abril, com publicações das editoras Animal Sentimental, Carne e Osso, Club Otaku, Douda Correria, Escaravelho, Espera Maridos, Ferramenta, Flan Zine, Galdéria, Mundo Fantasma e Sama.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo