Sociedade
Deputados do PSD questionam ministro do Ambiente sobre reestruturação dos esporões do rio Alcoa
Eleitos por Leiria pretendem saber se há risco de perda de financiamento comunitário
Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria enviaram um requeriamento ao ministro do Ambiente e Acção Climática sobre a obra de reestruturação dos esporões do rio Alcoa, no concelho da Nazaré.
Em 25 de Julho de 2019 foi publicado em Diário da República o anúncio de procedimento para o concurso público da obra, no valor de 3,2 milhões de euros, um investimento que tem "como objectivo desobstruir a embocadura do rio e impedir que a água salgada chegue aos terrenos agrícolas, visto que é um problema que afecta em especial o perímetro hidroagrícola da Cela e Valado dos Frades e que pode colocar em causa a qualidade dos hortícolas ali produzidos".
Segundo os deputados, até ao momento não é conhecido o resultado deste concurso, nem é conhecida data de consignação, nem de início da obra.
Nesse sentido, os sociais-democratas pretendem saber "qual o estado do procedimento de concurso público de reestruturação dos esporões do rio Alcoa, Nazaré" e se é expectável que a obra inicie este ano.
"Sendo uma obra que é apoiada através do POSEUR, logo financiada por fundos europeus, questionamos se o atraso da mesma poderá colocar em causa o financiamento e haver perda de fundos comunitários?", questionam ainda.