Sociedade

Desassoreamento do Lis avança até ao Verão para tentar travar cheias

4 fev 2016 00:00

Promessa deixada em Leiria pelo secretário de Estado do Ambiente

desassoreamento-do-lis-avanca-ate-ao-verao-para-tentar-travar-cheias-2962
Maria Anabela Silva

Deverá avançar ainda este mês um concurso público para trabalhos de desassoreamento do rio Lis. A promessa foi deixada, na segunda-feira, pelo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, durante uma reunião realizada em Leiria, onde, segundo o presidente da câmara, o governante assumiu que os trabalhos deverão começar antes do Verão, estimando-se que custem cerca de “um milhão de euros”.

“Foi-nos dito que a Secretaria de Estado do Ambiente e a APA [Agência Portuguesa do Ambiente] vão avançar com a obra (…). [Esta] Só começará em Junho e prevê o desassoreamento e a criação de enrocamentos em alguns pontos da margem”, revelou Raul Castro, no decorrer da reunião de câmara da última terça-feira.

O autarca adiantou ainda que, face à disponibilidade do Governo em fazer a obra - que deverá impedir que se repitam as inundações de 2014 que provocaram milhões de euros de prejuízo -, os representantes das Termas de Monte Real prometeram “preparar as instalações para que este ano haja época termal”.

Segundo Raul Castro, durante a reunião como o secretário de Estado, onde esteve também o presidente da União das Juntas de Freguesia de Monte Real e Carvide, Faustino Guerra, e Joaquim Mexia Alves, em representação das termas, o governante prometeu ainda sensibilizar o Ministério da Agricultura para a necessidade de apoiar a recuperação da central de bombagem da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, danificada desde as cheias de 2014.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo