Sociedade

Descarga na Batalha matou peixes e deixou rio Lena negro

23 jul 2021 18:10

Ainda não se sabe a origem do derrame

As águas do Rio Lena, na zona junto às traseiras da Praça do Município - Câmara Municipal da Batalha - apareceram ontem com uma cor negra, na sequência de uma eventual descarga que vitimou muitos peixes naquela zona.

O presidente da autarquia, Paulo Batista Santos, explica que o incidente que já se encontra controlado, embora ainda não se tenha apurado a sua causa.

Num relatório da Protecção Civil Municipal, facultado pelo autarca, explica-se que este serviço, após deslocar-se ao local, recolheu fotos na Ponte da Avenida dos Descobrimentos e verificou alguma agitação nos peixes a subir à superfície em aparente asfixia. 

Segundo aquele documento, a área afectada faz parte de um troço de, aproximadamente,  200 a 300 metros de extensão. 

Foi efectuada uma visita às instalações da Cooperativa de Vinhos, onde a Protecção Civil foi informada que, na noite de 20 para 21 de Julho, se verificou uma fuga de vinho de um depósito, e que o líquido ficou acumulado no chão acimentado.

"Poderá ter escorrido uma parte para o Lena, no entanto, foi aberta uma porta que permite ver o rio nesse local e a água estava limpa", refere o relatório, que adianta que, se houvesse uma descarga de vinho, seria de tonalidade rosada e transparente. O poluente é preto e opaco, o que poderá indiciar que resulte das operações de lavagem de depósitos."

A população alertou o Posto da GNR da Batalha, que, por sua vez, alertou o Serviço de Protecção de Natureza e Ambiente (Sepna) e os militares "andaram dentro do rio a tentar perceber a origem do poluente", tendo-se deslocado às instalações da Cooperativa de Vinhos para mais averiguações.

Colocou-se a hipótese de existir mau funcionamento da ETAR da Cooperativa, estando o município da Batalha a aguardar um contacto do Sepna para eventual confirmação desta informação.

A GNR solicitou que fossem removidos os peixes mortos, situação que a autarquia concretizou hoje, através dos serviços da Divisão de Ambiente, Manutenção e Exploração. 

Após a recolha dos animais mortos, foi aberto o açude para escoamento da água.