Sociedade

Designer apaixonado pela escrita e pela divulgação de autores luso-canadianos

14 ago 2016 00:00

Com nove livros publicados, Manuel Carvalho colaborou na criação de uma biblioteca em Montreal, Canadá.

designer-apaixonado-pela-escrita-e-pela-divulgacao-de-autores-luso-canadianos-4817
Maria Anabela Silva

A adolescência e juventude desfrutadas em Outeiros Gândara, em Marrazes, Leiria, serviram de inspiração para o mais recente livro de Manuel Carvalho, radicado no Canadá. Intitulada Ti Vida, a obra reúne um conjunto de contos onde, o autor retrata um pouco a vivência da aldeia nos anos 60 do século passado.

É um regresso ao passado de Manuel Carvalho, que já publicou mais oito livros e que se tem envolvido em vários projectos culturais em Montreal, cidade canadiana que o acolhe há 36 anos.

Mantém, no entanto, ligação a Leiria, onde, agora que está reformado, passa algumas temporadas durante o ano. Foi, aliás, nesta cidade que fez a apresentação do seu último livro.

“A minha infância foi vivida em muitos sítios devido à profissão do meu pai [era militar da GNR], mas a adolescência e a juventude, que são fases muito marcantes, foram passadas nos Outeiros da Gândara”, conta Manuel Carvalho, adiantando que o último livro surge na sequência de um outro, publicado no ano passado, ligado a Miranda do Douro, onde nasceu.

É, explica, “uma busca” pela sua identidade, pondo no papel vivências ligadas a esse lugares, através da ficção. “É pela ficção que consigo passar melhor as minhas emoções”, afirma o escritor, revelando que os últimos dois livros são “uma tentativa de fixação” da sua identidade.

“Quando saímos, interrogamo-nos muitas vezes, de onde somos. Somos de muitos sítios.”

Juventude
Recordações dos Outeiros da Gândara

Em Ti vida, Manuel Carvalho recorda a adolescência e a juventude vividas nos Outeiros da Gândara, em Marrazes, Leiria, onde residiu dos dez aos 22 anos.

“Os meus companheiros de folguedos eram rapazotes que trepavam aos pinheiros, mais ágeis do que gatos, e que manejavam as fisgas com prodigiosa pontaria”, escreve o autor, na nota de apresentação do livro.

Na companhia desses colegas, “devastei pomares e corri festas e romarias atrás das raparigas”, “embreaguei-me de vinho e sonho” e “descobri outras dimensões do tempo”, pode ler-se em Ti Vida, cuja capa é da autoria de Maria João Sousa, companheira de Manuel Carvalho que se dedica à pintura que já participou em algumas exposições no Canadá.

Neste momento, Majao, o seu nome artístico, está a preparar uma exposição de pinturas a óleo sobre paisagens de Portugal, a inaugurar, em Montreal.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.