Sociedade

Detectados dez drones ilegais em Fátima

1 ago 2023 15:19

O uso destes dispositivos está proibido na Cova da Iria, que se encontra sujeita a interdição do espaço aéreo até ao dia 7. GNR pede às pessoas para não levaram drones para o recinto e envolvente

detectados-dez-drones-ilegais-em-fatima
Uso de drones está proibido em Fátima
Foto: Diana Macesanu/unsplash

Em dois dias, a GNR sinalizou dez drones a operar ou a iniciar operação em Fátima. Seis dos dispositivos foram interceptados e os seus utilizadores identificados, incorrendo numa contraordenação, cuja coima pode ir dos mil aos quatro mil euros.

A utilização de sistemas aéreos não tripulados está proibida na Cova da Iria, onde há, neste momento, interdição do espaço aéreo.

“O objectivo não é intercepção os drones. Pelo que, pedimos às pessoas não os tragam, porque não os poderão utilizar a GNR tem capacidade para detectar e interceptar qualquer drone que esteja ou seja passível de ser usado em todo este recinto”, apela Carlos Canatário, oficial de comunicação e relações públicas da operação da GNR em Fátima.

De acordo com este responsável, além dos seis aparelhos interceptados, foram sinalizados quatro pelo sistema anti-drone que a GNR tem a operar na Cova da Iria, sem que tenha sido possível “chegar a quem os estava a operar”.

A interdição do espaço aéreo em Fátima começou no dia 29 de Julho e vai vigorar até ao final do dia 7 de Agosto. Durante este período, só podem operar drones “devidamente autorizados pela Autoridade Nacional de Aviação Civil”, adverte Carlos Canatário.