Viver
DGArtes. Leirena e S.A. Marionetas propostos para apoio
Programa de apoio sustentado para 2025 e 2026, na área do teatro, contempla duas estruturas artísticas do distrito de Leiria
Segue-se a fase de audiência de interessados. Para já, duas companhias do distrito de Leiria são propostas para apoio no projecto de decisão do concurso (modalidade bienal) do Programa 2025-2026 de Apoio Sustentado às Artes – Teatro (criação, edição, formação e acções estratégicas de mediação) da Direcção-Geral das Artes, um instrumento com que o Ministério da Cultura financia a actividade de estruturas artísticas.
Com sede em Leiria, o Leirena vai receber, no total, 240 mil euros, distribuídos pelos dois anos, ou seja, 120 mil euros em 2025 e 120 mil euros em 2026. Entre os projectos dinamizados pelo Leirena nos últimos anos, em vários concelhos, encontram-se o Novos Ventos, o Colmeia, o Estações Efémeras e o Festival de Teatro de Rua de Porto de Mós. No concurso anterior, para o biénio 2023-2024, o Leirena já tinha conseguido apoio da DGArtes, no mesmo montante.
No projecto de decisão enviado há dias às entidades que se candidataram, também a S.A. Marionetas, de Alcobaça, é proposta para apoio, nos mesmos termos: 240 mil euros, com 120 mil euros para cada um dos dois anos.
Segundo dados da DGArtes, o projecto de decisão contempla 33 candidaturas, o que corresponde a 57% das candidaturas admitidas a concurso. Serão distribuídos cerca de 10 milhões de euros.
Neste ciclo bienal 2025-2026, na área do teatro, é proposto apoio a uma candidatura na região do Alentejo, três no Algarve, três no Centro, 11 na Grande Lisboa, 11 no Norte, duas na região Oeste e Vale do Tejo, uma na Península de Setúbal e uma na Região Autónoma dos Açores.