Viver

"Diário de um amigo secreto"

25 dez 2023 16:00

Conto de Natal, por Ana Moderno

diario-de-um-amigo-secreto
Ana Moderno
Fotografia: Ricardo Graça

1.º Dia

Aproxima-se o dia do jantar de Natal e o chefe ainda não surgiu com as suas ideias para as trocas de presentes. Saiu a coletânea “Canções de Natal – grandes êxitos do duo Popota & Leopoldina”.

2.º Dia

Acenderam as iluminações da cidade. A bola de Natal gigante é a grande novidade deste ano e a maior atração. Havia de comprar uns sapatos novos para levar ao jantar de Natal.

3.º Dia

Chegou o momento pelo qual ansiávamos: o chefe teve uma ideia – o amigo secreto! Uma “novidade” que se repete há dez anos consecutivos. “Desta vez é diferente”, garantiu o nosso guru, cheio de confiança (acabou de chegar de um curso de PNL). “Ninguém sabe a quem vai dar o presente. Só no dia do jantar é que se revela”.

4.º Dia

Dez euros é o valor máximo estipulado para a compra da prenda. Uma fortuna que dá quase para a entrada de uma casa no centro da cidade… O que se pode comprar com 10 paus nos dias que correm? Havia de ser uma coisa neutra, mas original; afinal trabalho na área criativa. Sou pago para ter ideias.

5.º Dia

Sonhei que fui raptado pelo Pai Natal e por duas renas com capuzes perfurados pelas hastes. Enfiaram-me um saco com cheiro a naftalina na cabeça e levaram-me para a Finlândia, onde me mergulharam num lago gelado. Acordei com calor.

6.º Dia

E se fosse um par de meias? 10 euros dá para comprar umas meias boas, com elásticos que não relaxam de qualquer maneira. Mas meias de que cor? Castanhas ou pretas devem dar para toda a gente… Uma vela? Sim, uma vela que cheire bem… uma vela e uma caixa de fósforos para acendê-la. Serve também para alguém que fume. O Jorge e o Duarte poderiam apreciar. Procuro uma avestruz que me ensine as técnicas de perfuração de cabeças dentro da terra.

7.ª Dia

A minha caixa do correio açambarcou 25 folhetos de Natal. As pantufas eléctricas do LIDL parecem-me perfeitas, mas fora do parco orçamento estabelecido. E se a Raquel dos Recursos Humanos for a minha amiga secreta?

8.º Dia

Secreto, secreto, secreto! Parece que vejo a palavra escrita por todo o lado, até nas decorações natalícias. Um CD – é isso! A música aquece o mais gelado dos Ana Moderno Diário de um amigo secreto CONTO DE NATAL corações. Um CD, Rafael? A sério!? Quem é que usa CDs nos dias de hoje? Só tu, no teu carro de 20 anos. 9.º Dia A Raquel dos Recursos Humanos está especialmente sorridente. É bem provável que já tenha comprado o presente, certinha como é (que sorriso bonito, mais luminoso que as luzes de Natal).

10.º Dia

Dou uma volta no centro histórico. Preciso mesmo de uns sapatos novos. Ouço “Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida”, do Sérgio Godinho, nos fones, grande canção que abafa o “Last Christmas” saído das dezenas de colunas de som espalhadas pela cidade.

11º Dia

Não comprei os sapatos, mas tenho um cachecol novo (o velho estava cheio de borboto). Levei-o para o escritório. Terá a Raquel reparado? Sinto-me febril. Compro uma caixa de Antigripine. Aproveito e trago Memofante. Ainda não comprei o bendito presente. E se embrulhasse o Memofante?

12.º Dia

É hoje. Estou com uma natalite. Se alguém perguntar por mim, fui para um lago gelado na Finlândia.

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990