Saúde

Dieta mediterrânica ajuda a prevenir cancro da mama

11 jun 2016 00:00

Estudo apresentado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica

dieta-mediterranica-ajuda-a-prevenir-cancro-da-mama-4340

Uma alimentação baseada na dieta mediterrânea, rica em fruta, vegetais, peixe e azeite, poderá ajudar a prevenir a reincidência do cancro de mama, segundo um estudo apresentado e divulgado pelo The Guardian e citado pela Agência Lusa.

O estilo de vida se as pessoas são ou não fisicamente activas e o excesso de peso são factores de risco conhecidos no cancro de mama, mas os investigadores também estão interessados em saber se os hábitos alimentares têm um papel importante na ocorrência ou recorrência da doença.

O estudo, apresentado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO, na sigla inglesa) num encontro em Chicago, Estados Unidos, resulta de um ensaio em Itália, que comparou os resultados de 307 mulheres que tinham sido tratadas a um cancro da mama na sua fase inicial.

Um dos grupos 199 mulheres foi convidado a fazer uma dieta mediterrânea, que envolvia quatro porções de vegetais, três peças de fruta e uma porção de leguminosas por dia, juntamente com quatro ou mais porções de peixe por semana, alguma carne vermelha, incluindo a processada, e bastante azeite.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.