Sociedade

Diminui retenção, mas Matemática continua insuficiente dizem resultados do PICIE

19 jan 2022 14:11

Projeto da comunidade intermunicipal de Leiria baixa retenção em 29% no 1.º ciclo

diminui-retencao-mas-matematica-continua-insuficiente-dizem-resultados-do-picie

O Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PICIE) desenvolvido em 2020/2021 nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico dos concelhos da Comunidade Intermunicipal de Leiria (CIMRL) baixou a retenção das crianças em 29%.

Segundo a CIMRL, uma equipa de investigadores da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, elaborou o relatório técnico de avaliação dos resultados da atividade LEIRIA TEAM “Sim, (juntos) somos mais capazes!”.

Na análise realizada, concluiu-se que as taxas de retenção efectiva das 48 crianças em risco de perder o ano no 1.º período, e das 38 crianças em risco no 3.º período, apenas 27 ficaram efectivamente retidas, o que representa um decréscimo de 29%.

As conclusões das acções desenvolvidas ao longo do ano lectivo passado, no âmbito do PICIE, foram apresentadas hoje em Leiria. Este resultado ultrapassa em 4% a meta estabelecida em sede de candidatura pela CIMRL (redução de 25% da taxa de retenção e desistência nos anos curriculares abrangidos), informa uma nota da comunidade intermunicipal.

As intervenções das equipas multidisciplinares, em nove dos dez municípios da CIMRL, e a monitorização dos resultados alcançados no PICIE, revelam também uma redução de 9,36% do número de insuficientes no 1º ciclo.

No entanto, na área curricular da Matemática constatou-se um aumento do número de menções de insuficiente, que se julga relacionado com o confinamento das crianças e o processo de aulas online, motivados pela pandemia de covid-19.

Implementado desde 2017 pela CIMRL, em parceria com os dez municípios associados, o PICIE define-se como um programa integrado de intervenção comunitária, orientado para prevenir o insucesso escolar e promover a qualidade das aprendizagens das crianças a frequentarem o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo.

O objectivo é a “definição de um modelo de monitorização da intervenção, assente em indicadores quantitativos e qualitativos, que evidenciem o alcance das metas de implementação e os resultados previstos”.

Desta forma, irá permitir a criação de um projecto científico baseado em “pressupostos sólidos de investigação e útil para toda a comunidade educativa envolvida”.

O PICIE mobiliza cerca de 13.131 crianças e alunos dos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

O projecto inclui um leque mais vasto de actividades, nas áreas da educação para a saúde e bem-estar, educação para o património e multiculturalidade, inclusão social, igualdade de género, ciências, ambiente, artes, entre outras.

A rede de equipas multidisciplinares é constituída por 37 técnicos nas áreas da psicologia, terapia da fala, mediação, nutrição, psicomotricidade, educação e sociologia, que trabalham de forma integrada e articulada, quer entre si, quer com outras equipas já constituídas nas escolas públicas dos 21 agrupamentos que fazem parte da CIMRL, refere a mesma nota.

O PICIE resulta de uma candidatura da CIMRL ao Programa Operacional Centro 2020, e tem o apoio do Fundo Social Europeu.