Sociedade
Direcção-Geral de Património Cultural estuda medidas “urgentes” para proteger sítio do Lapedo
Diligências tomadas após actos de vandalismo no sítio arqueológico do Abrigo do Lagar Velho, no Vale do Lapedo, em Leiria.
Após os actos de vandalismo recentemente detectados no sítio do Abrigo do Lagar Velho, onde foi encontrado o esqueleto do Menino do Lapedo, a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) diz-se “empenhada” em encontrar, “no curto prazo”, uma solução “eficaz e tecnicamente adequada que garanta maior protecção e segurança” a este monumento nacional.
Em resposta a um pedido de esclarecimentos do JORNAL DE LEIRIA, a DGPC adianta que “decorrem contactos” com a Câmara de Leiria, para definir “medidas urgentes que permitam mitigar a ocorrência de actos de vandalismo” no local. Nesse sentido, “a par do levantamento técnico e científico imediatamente desenvolvido no terreno”, a DGPC “já solicitou um orçamento para uma primeira avaliação” a uma empresa especializada em estruturas.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.