Sociedade

Direcção-Geral de Património Cultural estuda medidas “urgentes” para proteger sítio do Lapedo

4 mar 2022 18:10

Diligências tomadas após actos de vandalismo no sítio arqueológico do Abrigo do Lagar Velho, no Vale do Lapedo, em Leiria.

direccao-geral-de-patrimonio-cultural-estuda-medidas-urgentes-para-proteger-sitio-do-lapedo
Vandalismo ocorreu no chamado “testemunho pendurado”
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Após os actos de vandalismo recentemente detectados no sítio do Abrigo do Lagar Velho, onde foi encontrado o esqueleto do Menino do Lapedo, a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) diz-se “empenhada” em encontrar, “no curto prazo”, uma solução “eficaz e tecnicamente adequada que garanta maior protecção e segurança” a este monumento nacional.

Em resposta a um pedido de esclarecimentos do JORNAL DE LEIRIA, a DGPC adianta que “decorrem contactos” com a Câmara de Leiria, para definir “medidas urgentes que permitam mitigar a ocorrência de actos de vandalismo” no local. Nesse sentido, “a par do levantamento técnico e científico imediatamente desenvolvido no terreno”, a DGPC “já solicitou um orçamento para uma primeira avaliação” a uma empresa especializada em estruturas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ