Sociedade

Distrito de Leiria sob aviso laranja devido a temperaturas elevadas

6 ago 2023 08:44

A temperatura máxima deverá variar entre 35 e 40 graus, baixando a partir de terça-feira

distrito-de-leiria-sob-aviso-laranja-devido-a-temperaturas-elevadas
IPMA emitiu vários conselhos para lidar com o aumento de temperatura
Fotografia: Freepik

O distrito de Leiria está sob aviso laranja para temperaturas elevadas entre hoje, domingo, e amanhã, segunda-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Além de Leiria, também os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Beja, Castelo Branco e Portalegre estarão sob o mesmo grau de gravidade por causa do tempo quente.

Amanhã, segunda-feira, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra também estarão sob o mesmo alerta. Lisboa está hoje, domingo, sob aviso vermelho. 

Segundo o IPMA, “o estado do tempo em Portugal continental está a ser influenciado por um anticiclone localizado a norte dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, originando uma circulação de leste, permitindo uma situação meteorológica de tempo quente e seco”.

Ontem, sábado, registou-se uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima, com valores acima de 30 graus em quase todo o território, com alguns locais das regiões centro e sul, a atingir valores entre 35 e 40 graus.

Entre domingo e quarta-feira, “a temperatura máxima deverá variar entre 35 e 40 graus na maior parte do território, com excepção da faixa costeira ocidental, podendo atingir valores superiores a 40 graus no interior”.

As noites deverão ser quentes, adianta o IPMA no seu site.

A persistência de tempo quente deverá manter-se, pelo menos, até dia 8, terça-feira, registando-se depois uma descida gradual dos valores de temperatura, de sul para norte.

O IPMA emitiu recomendações à população, sobre o que fazer para lidar com o aumento da temperatua, em especial para os mais idosos, pessoas com doenças crónicas, grávidas, doentes internados, pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida e trabalhadores ao ar livre que estejam a fazer esforço físico.

    Procedimentos a adoptar

    Sempre que possível, procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados;
    Beber água, pelo menos 1,5 litros por dia, sendo que em dias de maior calor deverá reforçar o consumo;
    Beber sumos de fruta natural sem adição de açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
    Optar por refeições leves e frescas;
    Utilizar protector solar com factor igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de duas em duas horas;
    Utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com protecção                ultravioleta;
    Escolher as horas de menor calor para grandes deslocações;
    Fazer pausas frequentes durante o dia, descansando e dormindo;
    Dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como doentes crónicos, grávidas e pessoas com mobilidade        reduzida;
    Arrefecer as habitações, abrindo as janelas durante a noite, após prévio encerramento de portadas e persianas durante o          dia;
    Os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas específicas devem seguir as recomendações do médico                      assistente ou do centro de contacto SNS 24: 808 24 24 24.