Sociedade

Dois feridos portugueses do acidente de comboio em Espanha já tiveram alta

9 set 2016 00:00

Um dos quatro mortos era português. Trata-se do maquinista da composição.

dois-feridos-portugueses-do-acidente-de-comboio-em-espanha-ja-tiveram-alta-4988

Segundo o vice-cônsul de Portugal na Galiza, Manuel Correia da Silva, três dos 12 feridos no acidente de comboio que ocorreu hoje em Espanha são portugueses e dois já tiveram alta hospitalar.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, informou que as pessoas feridas no acidente de hoje do comboio Celta em Porriño, na Galiza, não correm perigo de vida.

"O importante agora é que as pessoas feridas recuperem com a celeridade possível e que se possa restabelecer a circulação [ferroviária] com a maior celeridade", acrescentou Rajoy, durante uma visita ao local do acidente.

O líder do Governo espanhol apresentou ainda condolências aos familiares das quatro vítimas mortais, entre as quais um português, que era o maquinista do comboio.

Agradeceu também às organizações de socorro, que "em 12 minutos" já estavam no local.

Rajoy disse ainda esperar que a investigação ao acidente "diga exactamente o que aconteceu e quais foram as causas".

Pelo menos quatro pessoas morreram e 49 ficaram feridas no descarrilamento do comboio em O Porriño, Pontevedra (Espanha), hoje de manhã, 09:25 locais (08:25 em Lisboa).

O comboio, com 63 passageiros, fazia o trajecto Vigo-Porto partilhado entre a CP portuguesa e a Renfe espanhola na linha conhecida com o nome “Celta”, inaugurada em Julho de 2013.

Agência Lusa/Jornal de Leiria