Economia

Domínio de soft-skills, Filosofia e História potenciam emprego na era da IA

1 mai 2025 18:50

Leiria, pela base industrial, enfrenta impactos da IA, revela estudo da FFMS. As profissões com futuro continuam a ser aquelas onde o espírito crítico e a cultura geral dominam, mas não só

dominio-de-soft-skills-filosofia-e-historia-potenciam-emprego-na-era-da-ia
Distrito de Leiria necessita de aumentar a sua diversificação económica
Freepik
Jacinto Silva Duro

O relatório da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), “Emprego em Portugal: Riscos e oportunidades da automação”, que analisa o impacto da digitalização, automação e inteligência artificial no mercado de trabalho português, revela que o distrito de Leiria, pela sua base industrial assente nos moldes, cerâmica, plásticos e vidro, pode enfrentar impactos com a aplicação de tecnologias de Inteligência Artificial (IA).

O documento sublinha que, tanto Leiria como Braga, Aveiro e Viana do Castelo necessitam de aumentar a sua diversificação económica, enquanto regiões como Lisboa, Porto e Coimbra, com mais serviços e centros de I&D, devem focar-se na inovação.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ