Economia

Ciberataques e crise financeira são os principais riscos para as empresas nacionais

29 abr 2025 16:45

Porto Business School cria barómetro de risco

ciberataques-e-crise-financeira-sao-os-principais-riscos-para-as-empresas-nacionais
.
Porto Business School

A Porto Business School (PBS) apurou que as maiores preocupações das empresas portuguesas são os ciberataques a infraestruturas críticas nas empresas.

Estas são as principais conclusões do primeiro Barómetro do Observador do Risco Geopolítico para Empresas, criado pela PBS.

Segundo os dados divulgados pela instituição, de entre as principais ameaças a curto prazo, os ciberataques a infraestruturas críticas ou empresas são considerados como os maiores riscos, enquanto que, a possibilidade de uma crise financeira global ocupa o lugar de maior preocupação a médio e longo prazo.

Jorge Rodrigues, coordenador do Observatório do Risco Geopolítico para Empresas afirma que “as empresas demonstram uma preocupação evidente de que a crescente competição geopolítica possa desencadear uma nova crise financeira, semelhante à de 2008, que continua a ser uma referência negativa marcante no ambiente económico”.

Para mitigar as ameaças geopolíticas, o estudo identificou estratégias fundamentais que passam pela investigação e desenvolvimento de novos produtos e novas estratégias a nível das cadeias de abastecimento, acordos globais e o reforço do conhecimento sobre os riscos.

O Barómetro do Observador do Risco Geopolítico para empresas foi desenvolvido em parceria com o Instituto da Defesa Nacional e com a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a fim de incentivar as empresas a prosperar num ambiente geopolítico em mudança.

Na base da análise do barómetro, estão a recolha e tratamento de informação, a realização de estudos e promoção de boas práticas na mitigação do risco.