Viver

Dos Marrazes ao Lux, a invenção de Phoebe e da Troublemaker

3 out 2021 14:00

O produtor e dj Bruno Trigo Gonçalves criou em Lisboa um colectivo focado na identidade queer

dos-marrazes-ao-lux-a-invencao-de-phoebe-e-da-troublemaker
Bruno Trigo Gonçalves (Phoebe) lançou este ano o terceiro EP
DR

É daqueles casos em que se aplica o lugar comum: filho de peixe sabe nadar. Bruno Trigo Gonçalves é filho do dj Trigo (que muitos em Leiria recordam dos tempos da Alibi e da Stressless) e tal como o pai tem o hábito de incendiar pistas de dança. Esteve, recentemente, no Lux, onde apresentou ao vivo o próximo trabalho, que deverá ser editado em 2022 e é o primeiro longa duração que assina com o nome artístico, Phoebe.

Um dia antes de actuar no Lux, o produtor e dj natural de Leiria disponibilizou um novo tema na plataforma digital Bandcamp, com o título Marrazes, referência aos anos de infância e adolescência, aos amigos e à família com raízes africanas, do lado materno, que o levavam a estar frequentemente no bairro Sá Carneiro, o Saka, inspiração para os ritmos que gosta de tirar dos pratos, em contraponto com o rock dos anos 80 e 90 que mais regularmente ouvia em casa do pai.

“Os meus dj sets, a maior parte, são kuduro e cenas com percussões africanas, influência da minha avó materna, enquanto a música que faço já é mais dark, já vem se calhar do meu pai”, reconhece, na conversa por telefone com o JORNAL DE LEIRIA, depois de explicar que, após dois anos quase sem conseguir finalizar ideias, se encontra “num lugar melhor” e numa fase criativa de produção intensa.

Depois de finalizar o ensino secundário em Pedrógão Grande e Coimbra, Bruno Trigo Gonçalves estudou cinema em Hong Kong e engenharia de som em Berlim, até se fixar em Lisboa, em 2015, onde continuou a respirar através da música electrónica, entre trabalhos em restaurantes, bares e call centers, para pagar as contas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ