Sociedade
“É excelente!” Euforia na sede do Chega com eleição de três deputados
Vitórias na Marinha Grande, Nazaré e Peniche e segundo lugar no distrito à frente do PS

O presidente da distrital de Leiria do Chega, Luís Paulo Fernandes, garante que esperava o que a noite ofereceu ao partido neste círculo eleitoral: três deputados, mais um do que nas anteriores legislativas – e o segundo lugar, à frente do Partido Socialista, o que também acontece pela primeira vez.
“É excelente”, resume.
“Elevámos muito os quadros no partido”, acrescenta Luís Paulo Fernandes, em declarações na sede do Chega em Leiria. “As pessoas são conhecidas no meio onde vivem, nos concelhos onde vivem”.
O Chega venceu mesmo na Marinha Grande, Peniche e Nazaré, onde, segundo Luís Paulo Fernandes, “se nota que as pessoas estão revoltadas” e “querem mudanças”.
Para o resultado obtido no distrito de Leiria, diz ainda, contribuiu o tema da imigração: “Percebeu-se bem que nós soubemos distinguir o que é imigração controlada e qualificada, que nós precisamos no Oeste para trabalhar”.
Por Leiria, o Chega elege Gabriel Mithá Ribeiro e Luís Paulo Fernandes, que já tinham sido eleitos em 2024, mas, também, Cristina Henriques. A confirmação do terceiro mandato foi vivida com euforia por militantes e candidatos.
No distrito de Leiria, são 61.162 votos para o Chega, que comparam com 53.764 em 2024. A percentagem sobe de 19,66% para 23,07% e o Chega torna-se o segundo partido mais votado no distrito de Leiria.
Olhando para os resultados nacionais, Luís Paulo Fernandes considera que, se a AD não conseguir governar com a IL, o Chega está disponível para uma “maioria de direita para fazer reformas”.