DEPRESSÃO KRISTIN

E-Redes quer dar energia a 95% das linhas de média tensão até sábado

4 fev 2026 17:29

Vai ser disponibilizada uma linha para as juntas de freguesia ajudarem a identificar os locais onde há postes caídos

e-redes-quer-restabelecer-95percent-da-energia-na-regiao-ate-sabado
Inês Gonçalves Mendes

A E-Redes pretende energizar 95% das linhas de média tensão até sábado, afirmou a entidade durante uma reunião de trabalho no concelho da Batalha.

“Temos o objectivo de ter 95% de todas as linhas de média tensão energizadas até ao fim-de-semana, mas há muitas linhas com postes partidos e linhas caídas. Vamos disponibilizar a partir deste momento uma linha para as juntas de freguesia, para que nos ajudem a identificar as zonas onde estão essas linhas e postes caídos, e as necessidades adicionais de geradores para pontos de rede”, disse uma responsável da E-Redes, citada em comunicado de imprensa, na reunião diária operacional do Município da Batalha, que decorreu esta manhã.

Na sessão, esteve presente o secretário de Estado Adjunto e da Energia que, ao JORNAL DE LEIRIA, corroborou esta intenção. “Numa primeira fase, procurou-se ter 80% de reposição nos primeiros cinco dias. Temos agora um objectivo dado pela E-Redes de 85% de reposição até este sábado e, no sábado seguinte, de 98%”, disse Jean Barroca.

O representante do Governo referiu que “houve mais de seis mil quilómetros de linhas afectadas com este evento” e as entidades estão “a electrificar a região em modo de urgência”.

“Há mais de 1.200 operacionais no terreno a reconstruir a rede. Ainda assim, as pessoas não podem estar à espera de se conseguir novamente colocar um poste ou repor o normal funcionamento do sistema. O tempo não tem ajudado, dificulta as operações e isto faz com que algumas das situações sejam morosas. Estas justificações, ainda assim, não são suficientes para quem não tem energia em casa. Os geradores servem para dar essa resposta”, sublinhou o governante.

 

84% do concelho da Batalha com energia

Quanto ao concelho da Batalha, 84% do território já tem energia, com recurso a geradores.

“A fase de reacção já passou. Demos uma resposta brutal, com a Protecção Civil, bombeiros, Câmara Municipal, voluntários e fuzileiros. Estamos na fase de reconstrução do concelho e as nossas equipas estão preparadas a 100% para dar todo o apoio nesta fase crítica da electricidade, para ajudar a empresa E-Redes, seja na abertura de caminhos florestais para os postes de média tensão – que já o fizemos – e a identificar ponto a ponto, casa a casa, quais são as casas sem electricidade”, explicou o presidente da Câmara da Batalha.

André Sousa adiantou que os locais que ainda não têm luz são, principalmente, a zona sul da freguesia da Batalha – Pinheiros, Casal do Relvas, Calvaria, Casal do Marra – e ainda alguns pontos da freguesia de São Mamede.

A autarquia tem distribuindo informação porta-a-porta e realiza sessões de esclarecimento (no total, já decorreram seis) nos locais onde a energia ainda não foi totalmente reposta, que têm estado “completamente cheias”.