Opinião

Economia do Conhecimento e a sua empresa

5 mai 2016 00:00

Tem a certeza que os dados que analisa sobre asua empresa são os corretos?

economia-do-conhecimento-e-a-sua-empresa-3981

Tem a certeza que os dados que analisa sobre asua empresa são os corretos? Como mede osucesso e o insucesso do seu negócio? A formacomo os dados de gestão lhe aparecem sãofáceis de interpretar e de apresentar aos seus sócios,investidores ou colaboradores?Estas são as dificuldades da gestão dos dias hoje combase no ontem e no amanhã.

Nesta era deconhecimento abrangente as empresas sentem anecessidade de identificar quais são os indicadorescertos para serem acompanhados e com queregularidade.O século XXI chega como um tempo de grandeesperança no desenvolvimento social e económico dahumanidade, uma nova era designada de Economia doConhecimento.

Após três séculos de Economia deProduto, hoje vivemos um tempo de transição em quea sociedade de consumo é global, onde os desafios degestão associados à produtividade e organização dotrabalho se tornaram mais complexos quandoarticulados com as questões ambientais ligadas àsfontes de energia e na medida em que os mercadosfinanceiros se tornaram independentes da economiareal.

Contudo, cada dia que passadeixamos uma realidade em queacumular produtos é fonte deriqueza e valor, para uma realidadeem que partilha de conhecimento éessa fonte. Deixamos uma realidadeem que ter acesso a informação porsi é valor, para uma realidade em quea utilização da informação para aação é valor.Tal como a máquina a vapor naRevolução Industrial do séculoXVIII, hoje a tecnologia tem umpapel determinante na RevoluçãoIndustria 4.0, sendo fundamental nagestão da informação.

A mobilidade,a digitalização e comunicação dosprodutos (“a internet das coisas”)leva a alterarmos a nossa forma deviver. Em muitos casos o trabalhodeixa de ser um local e um horáriopara ser efetivamente o que se faz, e o que faz adiferença é efetivamente o conhecimento, acapacidade de cada pessoa utilizar a informaçãodisponível para a ação.

A Economia do Conhecimento promove assim novosmodelos de negócio e o reforço do trabalho em rede,que colocam novos desafios à gestão das organizações.

Encontrar respostas a estes desafios passa por aceder edominar tecnologia que aceda a informação fidedignanum ambiente de confiança e segurança informática,que permita a geração, cálculo e a análise de dados, em“tempo real” com vista à fiabilidade da tomada degestão, bem como a automatização dos processosprodutivos em prol da produção “zero-defeitos” e ainteroperabilidade dos softwares e dos sistemascomputacionais.Vivemos o tempo da Tecnologia de Gestão.

*Administradora da inCentea

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo