Sociedade
Em Alvados e Alcaria pare, descanse... e leia
Junta do concelho de Porto de Mós espalha mini-bibliotecas pela freguesia.
Se as pessoas não vão à biblioteca, vai a biblioteca até às pessoas. A pensar nisso, a União de Freguesias de Alvados e Alcaria, no concelho de Porto de Mós, está a instalar mini-bibliotecas em vários espaços públicos, nomeadamente em locais de lazer e de descanso.
Até ao momento, existem seis bibliopausas . Em Alcaria, funcionam junto ao lavadouro e a dois fontanários (igreja e quintal comunitário), enquanto em Alvados foram instaladas na zona da lagoa e no Chouso Verdeal, o parque verde criado junto à igreja. Há ainda uma na aldeia da Barrenta.
E o que são as bibliopausas? Benvinda Januário, presidente da União de Freguesias, explica: “São pequenas casinhas em madeira, onde rotativamente são colocados livros que integram o acervo da biblioteca pública da freguesia, que funciona na antiga escola primária”.
A ideia, acrescenta, foi colocá-las em sítios de paragem, “num convite à leitura”, com uma regra de utilização, inscrita no interior da bibliopausa: “para observar, ver, ler e deixar”.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.