Sociedade

Em Meirinhas, a fava é rainha

11 mai 2022 14:22

Uma demonstração de culinária do chef Flávio Silva é a grande atracção do Festival da Fava, que acontece no fim-de-semana

em-meirinhas-a-fava-e-rainha
O Festival da Fava regressa ao formato original após dois anos de pandemia da Covid-19
Jornal de Leiria/Arquivo

A freguesia de Meirinhas, em Pombal, prepara-se para acolher, de sexta-feira a domingo, o Festival da Fava, com um regresso ao formato original após dois anos da pandemia da Covid-19. O evento, dedicado à leguminosa, promete aliar “a boa gastronomia, à animação, ao artesanato, [à demonstração culinária] e ao desporto”, e realizar-se à junto ao Salão das Colectividades.

Uma demonstração de culinária do chef Flávio Silva, na tarde de sábado, é a grande atracção do evento, tendo como objectivo “proporcionar um maior conhecimento de culinária e gastronomia” ao público, declara o presidente da Junta de Freguesia das Meirinhas, João Pimpão.

“Favas à Meirinhas”, o “famoso” prato local será o eleito para todas as refeições, com outro prato diferente a ser preparada a cada refeição. Para os não-apreciadores, estará disponível um prato sem favas.

Além da gastronomia, o festival também aposta na divulgação cultural, incluindo uma actuação do Xico à Portuguesa na sexta-feira, e dos Cajados de Litém no sábado, à hora do almoço. Nesse dia, também se realizará o Festival Nacional de Concertinas, contando com a participação das Concertinas Águias do Mondego, das Concertinas Aldeias de Alcobaça e das Concertinas Marquês de Pombal, com o Grupo de Concertinas de Carlos Barbosa a actuar no dia seguinte.

Está também planeada uma caminhada, que terá lugar às 9 horas de domingo, com um leitão a ser sorteado entre os participantes. A inscrição pode ser feita no site da junta de freguesia, tendo o preço de 2,50 euros.

“Tendo como objectivo ser “um promotor da circularidade ambiental e da participação comunitária”, o festival fará uso de favas plantadas por membros da comunidade. “As gentes das Meirinhas sabem tratar da fava como ninguém, desde a horta até ao prato”, frisa o presidente da junta.

Segundo João Pimpão, o festival “comemora a sustentabilidade, o meio ambiente, a cultura antiga da [população de Meirinhas] e o associativismo”, tratando-se “um importante apelo à dinamização da agricultura”.

“De ano para ano vemos mais terrenos semeados em Meirinhas”, declara o presidente da junta, que realça que a freguesia já possui “um conjunto de jovens agricultores que semeiam para fornecer o Festival”.