Economia
Empresa de Leiria em projecto pioneiro para produção de hidrogénio verde
PRF vai fornecer um investimento da Galp no concelho do Seixal
Um dos primeiros projectos em Portugal de produção de hidrogénio verde e injecção de gases renováveis na rede de gás natural está a ser desenvolvido por uma empresa de Leiria, a PRF, que tem como cliente o grupo Galp, através da concessionária Setgás, a operar nos distritos de Santarém e Setúbal.
Na Estratégia Nacional para o Hidrogénio, apresentada este ano pelo Governo, entre os projectos em curso, consta o projecto que se encontra a ser desenvolvido pela PRF e a empresa de Leiria confirmou ao JORNAL DE LEIRIA que o objectivo é conseguir o arranque, no terreno, até ao final do ano.
Em causa, a produção de hidrogénio verde com o apoio de painéis solares fotovoltaicos para injectar numa rede de gás natural que serve habitações e algumas indústrias no concelho do Seixal.
Visto como essencial no esforço para descarbonizar a economia, no âmbito do Acordo de Paris, o hidrogénio é obtido através da separação do oxigénio na água, pelo processo químico conhecido como electrólise. Se a electricidade utilizada tem origem em fontes renováveis, então a energia produzida não emite dióxido de carbono. Daí a designação hidrogénio verde.
No Seixal, está prevista a instalação de um electrolisador com 50 kW de potência para produzir cerca de 1kg/hora de hidrogénio, num investimento de 500 mil euros. Trata-se de um projecto-piloto que visa começar a injecção de hidrogénio na rede, misturado com gás natural, em pequenas percentagens, o que vai permitir avaliar o impacto nas infraestruturas e nos equipamentos de queima – por exemplo, caldeiras – existentes nas habitações e indústrias.
Liderada por Paulo Ferreira, a PRF, com instalações em Alcogulhe, tem desde há dois anos uma unidade de negócio focada no hidrogénio verde. A empresa é especialista em projectos chave- na-mão para o mercado dos gases combustíveis, desde a engenharia e desenvolvimento até ao momento da construção e manutenção de infra-estruturas.