Sociedade

Empresário da Caranguejeira tenta burlar estrangeiro em negócio de camiões

21 mar 2016 00:00

Homem pagou cerca de dez mil euros para ficar em liberdade

empresario-da-caranguejeira-tenta-burlar-estrangeiro-em-negocio-de-camioes-3467

Um empresário da Caranguejeira foi detido pelo Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Leiria da Polícia Judiciária suspeito da prática dos crimes de burla qualificada e de falsificação de documentos no comércio de automóveis usados. 

Segundo o coordenador do DIC de Leiria, António Sintra, "em Setembro do ano passado" surgiu uma "oportunidade de negócio" ao empresário, que se dedicava à compra e venda de veículos usados, na Caranguejeira, no concelho de Leiria, que envolvia a venda de quatro tractores e um semi-reboque para o Burkina Faso. 

António Sintra explica que "o negócio foi concretizado" e o suspeito "recebeu o pagamento antecipado" com o "compromisso de transportar os camiões até ao posto de Antuérpia, de onde iriam para o seu destino". 

No entanto, após ter recebido "dezenas de milhares de euros", o acusado fez "várias manobras para ficar com o dinheiro e com os veículos, obtendo enriquecimento ilegítimo", acrescentou o responsável da PJ. 

O empresário estrangeiro lesado denunciou a situação e, no decurso da investigação, os inspectores da PJ "detectaram e apreenderam os veículos em causa e um outro, idêntico, que se encontrava em situação irregular", acrescenta ainda um comunicado desta polícia. 

Após ter sido presente a um juiz de instrução do Tribunal de Leiria, o detido, com 50 anos, ficou sujeito às medidas de coação de apresentações semanais e ao pagamento de uma caução no montante de dez mil euros.