Sociedade
Empresário da Caranguejeira tenta burlar estrangeiro em negócio de camiões
Homem pagou cerca de dez mil euros para ficar em liberdade
Um empresário da Caranguejeira foi detido pelo Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Leiria da Polícia Judiciária suspeito da prática dos crimes de burla qualificada e de falsificação de documentos no comércio de automóveis usados.
Segundo o coordenador do DIC de Leiria, António Sintra, "em Setembro do ano passado" surgiu uma "oportunidade de negócio" ao empresário, que se dedicava à compra e venda de veículos usados, na Caranguejeira, no concelho de Leiria, que envolvia a venda de quatro tractores e um semi-reboque para o Burkina Faso.
António Sintra explica que "o negócio foi concretizado" e o suspeito "recebeu o pagamento antecipado" com o "compromisso de transportar os camiões até ao posto de Antuérpia, de onde iriam para o seu destino".
No entanto, após ter recebido "dezenas de milhares de euros", o acusado fez "várias manobras para ficar com o dinheiro e com os veículos, obtendo enriquecimento ilegítimo", acrescentou o responsável da PJ.
O empresário estrangeiro lesado denunciou a situação e, no decurso da investigação, os inspectores da PJ "detectaram e apreenderam os veículos em causa e um outro, idêntico, que se encontrava em situação irregular", acrescenta ainda um comunicado desta polícia.
Após ter sido presente a um juiz de instrução do Tribunal de Leiria, o detido, com 50 anos, ficou sujeito às medidas de coação de apresentações semanais e ao pagamento de uma caução no montante de dez mil euros.