Sociedade
EN113 entra em obras segunda-feira para receber o Papa Francisco
Partindo de Leiria, estrada é uma alternativa à A1 para chegar a Fátima
A EN 113, que liga Leiria a Ourém, e é utilizada para chegar a Fátima, vai entrar em obras a partir de segunda-feira, anunciou hoje a Câmara de Leiria.
Esta era uma reinvindicação antiga da autarquia liderada por Raul Castro, que intensificou os contactos com a Infraestruturas de Portugal assim que soube da vinda do Papa Francisco a Fátima, nos dias 12 e 13 de maio.
Em nota de imprensa, a Câmara refere que a intervenção irá ocorrer entre Leiria e a Quinta da Sardinha, limite do concelho de Leiria, numa obra a cargo da Infraestruturas de Portugal, “realizada na sequência de diversas reivindicações e diligências promovidas pela Câmara Municipal de Leiria junto desta instituição”.
“Para além de se tratar de uma via que necessitava de intervenção, o facto de se prever um aumento do afluxo de pessoas nesta via, com vista à participação nas celebrações do Centenário das Aparições, acabou por levar a Infraestruturas de Portugal a ser sensível aos pedidos da Câmara de Leiria e avançar com a intervenção”, refere ainda a nota de imprensa.
Em Fevereiro, o Município já tinha aprovado por maioria, em reunião de câmara, uma moção em que reclamava à IP obras naquela via, com carácter de urgência, no troço que atravessa o concelho.
No documento, a autarquia alertou para o “estado muito deficitário em que se encontra esta via, ao nível do desgaste generalizado do seu pavimento e da sinalização rodoviária, uma intervenção que tem sido pedida de forma insistente junto da entidade gestora desde 2016, através de troca de correspondência e de reuniões com representantes da IP”.
A Câmara de Leiria informou ainda “as preocupações dos órgãos das freguesias atravessadas pela via, nomeadamente no que diz respeito à segurança dos utentes de uma estrada que regista um volume de tráfego muito elevado, nomeadamente de veículos pesados”.
Segundo a autarquia, a EN113 cumpre o papel de canal inter-urbano no troço inserido na área urbana de Leiria, de canal inter-urbano de ligação Leiria – Ourém/Fátima e Leiria – IC9, acomodando os movimentos pendulares diários entre a cidade de Leiria e as zonas residenciais das freguesias de Arrabal, Caranguejeira e União das Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça.