Viver

Encerramento do centenário de José Saramago no Politécnico de Leiria

28 nov 2022 13:11

Debate sobre a obra do português Nobel da Literatura encerra, no Politécnico de Leiria, comemorações do centenário do nascimento de José Saramago

encerramento-do-centenario-de-jose-saramago-no-politecnico-de-leiria
Sessão decorre no Campus 2, na próxima quarta-feira
Ricardo Graça/Arquivo

O Politécnico de Leiria assinala oficialmente o encerramento das comemorações do centenário do nascimento do escritor José Saramago, na próxima quarta-feira, 30 de Novembro, pelas 15:30 horas, na Biblioteca José Saramago, localizada no Campus 2.

A sessão vai iniciar-se com a intervenção de Dulce Correia, directora dos Serviços de Documentação do Politécnico de Leiria.

Depois, está prevista a comunicação “José Saramago: literatura, arte e acção”, de Carlos Nogueira, docente da Cátedra José Saramago da Universidade de Vigo e Prémio Literário Vergílio Ferreira 2022.

Fernanda Costa, da Fundação José Saramago, curadora da exposição Voltar aos Passos que Foram Dados, será também oradora no evento, que se realiza depois de amanhã.

A sessão conta ainda com a actriz Dora Conde, que fará a leitura de um excerto da obra do português Nobel da Literatura, e com a participação de duas estudantes da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), Inês de Pinho Gonçalves e Maria Inês Pimenta, que intervieram na exposição Voltar aos Passos que Foram Dados, patente na Biblioteca José Saramago do Politécnico de Leiria.

Além de Inês de Pinho Gonçalves e Maria Inês Pimenta, também colaboraram Bartolomeu de Gusmão, Joana Coelho e Maria Fradinho, artistas plásticos e estudantes do mestrado em Artes Plásticas da ESAD.CR, sob orientação do docente Samuel Rama.

Pelas 17 horas, a fechar a iniciativa, toma a palavra Maria da Graça Poças Santos, vice-presidente do Politécnico de Leiria.

O programa comemorativo do centenário de José Saramago no Politécnico de Leiria iniciou-se em Novembro de 2021 e decorre até ao final deste mês, tendo incluído a realização de exposições, a criação de um mural (pelo artista plástico Fernando Travassos) e peças de teatro, entre muitas outras acções.