Sociedade

Energia e abastecimento de água praticamente repostos

29 abr 2025 09:18

Com excepção de algumas localidades, está praticamente restabelecido o fornecimento de electricidade e de água, depois do apagão desta segunda-feira

energia-e-abastecimento-de-agua-praticamente-repostos
Redacção/Agência Lusa

A energia eléctrica já foi reposta aos 6,4 milhões de clientes do País, que está agora “ligado com normalidade” e, durante a noite, não se verificaram perturbações de segurança ou de protecção civil, adiantou esta terça-feira o Governo.

“Nós, neste momento, temos praticamente todos os serviços, incluindo o fornecimento de energia, restabelecidos”, disse à Lusa o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.

Segundo o ministro, ao nível da electricidade, o “País já está ligado, com normalidade”, ou seja, todos os 6,4 milhões de clientes estão alimentados, com excepção de 800 que têm avarias não relacionadas com o apagão de segunda-feira.

Leitão Amaro referiu ainda que o abastecimento de água está a funcionar em praticamente todo o País, registando-se apenas algumas dificuldades de pressão em “dois ou três concelhos” que serão “resolvidas rapidamente”.

Relativamente aos transportes, Leitão Amaro avançou que os “comboios estão a funcionar”, sendo ainda necessário estabilizar alguns pontos da operação, mas devido aos efeitos de greve de 24 horas que decorreu na segunda-feira.

Quanto aos aeroportos, “estão operacionais”, referiu Leitão Amaro, reconhecendo que, no caso do de Lisboa, que foi o mais afetado pela falha de energia, deve demorar dois dias a ter os fluxos estabilizados, mas os sistemas estão todos operacionais.

O governante adiantou ainda que, relativamente às escolas, a orientação emitida durante a madrugada a todos os directores foi para abrirem e funcionarem normalmente, com excepção dos casos em que pode, eventualmente, verificar-se alguma razão de segurança específica.

“O fornecimento de combustíveis está normalizado e não se registaram, durante a noite, ocorrências relevantes de segurança ou de protecção civil” no País, avançou Leitão Amaro, salientando ainda que a situação está estabilizada também nos serviços de saúde.

“Os hospitais e centros de saúde estão com condições, em termos de fornecimento e abastecimento, para funcionarem normalmente”, assegurou.

“Neste momento, o que podemos dizer é que os sistemas [energéticos] estão estabilizados, quer no transporte, quer no abastecimento aos consumidores”, realçou o ministro da Presidência.