Sociedade

Engenheira civil conduz projectos comunitários em Benguela

14 mai 2017 00:00

Sílvia Santos trocou secção de Trânsito da Câmara de Pombal pelo voluntariado em Angola.

engenheira-civil-conduz-projectos-comunitarios-em-benguela-6447

Há oito meses, Sílvia Santos deixou as funções que desempenhava na Secção de Mobilidade e Trânsito da Câmara de Pombal para assumir a condução de dois projectos na missão de Benguela (Angola) da Organização Não Governamental (ONG) Leigos para o Desenvolvimento. A seu cargo, a engenheira civil tem a coordenação do Grupo Comunitário da Graça e do Projecto de Saúde Comunitária.

Sílvia Santos, de 30 anos, explica que a decisão de abraçar este desafio surgiu como consequência de uma ideia que, “já há alguns anos”, a acompanhava de “dar um pouco mais” de si numa missão de voluntariado. “Ter a oportunidade de ser agente de mudança neste contexto, onde as oportunidades são escassas e as dificuldades são muitas, foi algo que sempre fez muito sentido para mim.”

A jovem admite ainda que a sua ligação ao movimento escutismo – pertence ao Agrupamento de Escuteiros 1363 de Chão de Couce, Ansião – também teve “um papel muito importante” na decisão de partir, “levando mais longe a máxima de estar 'Sempre alerta para servir'”.

Na missão de Benguela dos Leigos para o Desenvolvimento, Sílvia Santos coordena e dinamiza o Grupo Comunitário do Bairro da Graça, que actua na área da saúde comunitária e do saneamento básico e que é composto por cerca de 40 entidades (instituições de ensino, de saúde, administrativas e de segurança, associações e grupos locais).

“Estas entidades reúnem de três em três semanas para identificarem, partilharem e debaterem os problemas existentes no bairro e com os quais se deparam, bem como tentar unir esforços e criar meios e actividades que possam ajudar a colmatar esses mesmos problemas”, conta a jovem, frisando que a dinâmica do Grupo Comunitário permite “um trabalho em conjunto, e “dar voz e peso à população do bairro perante as entidades administrativas”.

Trabalho “desafiante” e “muito gratificante”

Sílvia Santos nota que, a par do trabalho de concertação entre as várias entidades, e no âmbito dos subgrupos da saúde comunitária e do saneamento básico, são promovidas acções de sensibilização nas escolas, igrejas e praças do bairro sobre temas como a gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, tratamento de resíduos sólidos e prevenção de algumas doenças associadas.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.