Sociedade

ESAD.CR lança Plataforma de Ofícios Digitais com Óbidos Parque e Município de Óbidos

5 mar 2021 12:11

As primeiras formações arrancam este mês

esadcr-lanca-plataforma-de-oficios-digitais-com-obidos-parque-e-municipio-de-obidos
Estudantes inscritos na ESAD.CR vão poder creditar estas formações como opcionais livres nos seus planos de estudo
Jorge Mealha

A Escola Superior de Artes e Design do Politécnico de Leiria (ESAD.CR), em associação com o Município de Óbidos e o Óbidos Parque - Parque Tecnológico de Óbidos, lançaram a POD - Plataforma de Ofícios Digitais.

Esta iniciativa, que conjuga um conjunto de formações de curta duração na área das artes e da criação digitais centradas no “saber-fazer em meio digital”, foi criada com o objectivo de actualizar ou renovar competências e aptidões de estudantes e profissionais, no ativo, à procura de emprego, de valorizar ou mudar a carreira.

As primeiras formações arrancam este mês, e têm como temas Sound Design para Jogos (início a 15 de Março), Digital Storytelling, Narrativas Visuais (início a 24 de Março), Escrita e Som para Conteúdos Digitais (início a 25 de Março), Motion Design (início a 6 de Abril).

Em comunicado, Miguel Silvestre, directo- executivo do Óbidos Parque, refere que a “POD é um projecto de convergência entre as necessidades de formação criativa dos técnicos do município, as competências digitais cruciais para as empresas na área dos conteúdos e a formação distintiva da ESAD.CR”.

A participação do Município de Óbidos na plataforma nasce de um protocolo de colaboração estabelecido com a ESAD.CR, no âmbito do FOLIO Educa, um dos cinco capítulos do FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos.

Ana Sofia Godinho, chefe de Divisão de Educação do município e curadora do FOLIO Educa, este projeto “é a resposta a uma nova dinâmica concertada que queremos imprimir no FOLIO Educa, na nova biblioteca municipal, no futuro Story Centre e no programa Fábrica da Criatividade”.

Todos os participantes nas formações terão acesso gratuito ao programa StartUp Óbidos, programa de aceleração de ideias e de novos negócios do Óbidos Parque que entra, este ano, na sua terceira edição.

Além deste apoio, o Parque Tecnológico de Óbidos oferece ainda acesso a um espaço de trabalho com o mesmo número de horas de formação que os formandos conseguirem cumprir, os quais terão direito a um certificado pela ESAD.CR.

Os estudantes inscritos na ESAD.CR vão poder creditar estas formações como opcionais livres nos seus planos de estudo.

A médio prazo, a ESAD.CR pretende que a POD evolua para “programas flexíveis e modulares, que permitam uma educação ao longo da vida adequada às mudanças da economia digital e verde”, em linha com a agenda europeia da próxima década.