Sociedade
ESALV perde obras no pavilhão por incumprimento energético
Projecto aprovado não cumpria a melhoria mínima de 30% da eficiência energética, um dos requisitos para ser financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência
A remodelação do pavilhão desportivo da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV), em Leiria, não se vai concretizar. O projecto aprovado e cujo concurso público foi lançado não cumpria a melhoria mínima de 30% da eficiência energética, um dos pressupostos obrigatórios para financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência.
O Município optou assim por não adjudicar a obra, cancelando-a. Confrontado pelos vereadores do PSD, o executivo explicou que a retirada do projecto é justificada para que o financiamento da requalificação da ESALV não seja posto em causa. Anabela Graça, vice-presidente (PS), assegurou que o financiamento não será perdido e será integrado nos trabalhos a mais da restante obra.
Sofia Carreira (PSD) apontou que esta é mais uma das situações de projectos que voltam atrás por erros, o que “revela falta de planeamento, insuficiente maturação técnica dos projectos e uma gestão pouco cuidadosa dos procedimentos concursais”. Para o PSD, este volte face é uma perda de oportunidade para requalificar uma infra-estrutura que carece de intervenção há anos.