Sociedade

Escolas adaptam-se para receber vaga de alunos de outros países

7 set 2023 11:05

Mentorias, manuais de acolhimento e professores que oferecem gratuitamente o seu tempo para dar aulas extra

escolas-adaptam-se-para-receber-vaga-de-alunos-de-outros-paises
Há escolas na região com alunos de 28 nacionalidades, mas a mais comum é a brasileira
Fotografia: Ricardo Graça
Jacinto Silva Duro

As escolas apoiam os alunos estrangeiros, na ausência de mecanismos optimizados para a vaga de novos estudantes. E, se há quatro anos, se falava em fechar as escolas por falta de alunos, o cenário agora é de estabelecimentos de ensino sobrelotados.

“No Centro de Estudos de Fátima (CEF), temos 24% de alunos estrangeiros. Ou seja, um em cada quatro, é oriundo de outro país”, contabiliza Manuel Bento.

O director do estabelecimento de ensino do concelho de Ourém adianta que, além dos portugueses, há ainda mais 18 nacionalidades a conviver nesta escola que, no ano passado, teve de abrir mais uma turma do ensino secundário.

“Tem sido um desafio, no sentido de ser uma oportunidade”, garante.

Afinal, o CEF, em 2013, até concorreu ao selo de Escola Intercultural e conseguiu-o. Talvez por isso, tenha sido mais fácil lidar com a chegada de tantos novos alunos oriundos de outras latitudes.

“Desta vez, o processo de chegada foi muito mais rápido”, reconhece o responsável.

Para apoiar quem chega e, em especial, aqueles que, ao contrário dos brasileiros, não comungam do mesmo idioma, ressalvadas as necessárias diferenças e maneiras de entender um idioma comum, no CEF colocou-se em prática um programa de mentoria, onde são os alunos portugueses ou estrangeiros a viver há mais tempo em território nacional, que vestem a camisola de mentores ou “melhores amigos”, dos recém-chegados.

Ajudam-nos a relacionar-se com a turma ou até, no caso das raparigas vindas de países com culturas muito diferentes, a praticar desporto ou a ir à piscina.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ