Desporto
Especial no Rallye Terras de Auren vê trajecto reduzido para proteger coelhos
A especial prevista para amanhã em Fátima, que tinha inicialmente 15,30 quilómetros, passa agora a ter 13,75 quilómetros
É uma situação caricata, mas o Rallye Terras de Auren, que vai hoje para a estrada, em Ourém, viu uma das especiais ser reduzida em cerca de dois quilómetros, para garantir o bem-estar de coelhos.
“Numa acção de proximidade com a população, realizada com habitualmente dias antes das provas que organizamos, tomámos conhecimento que a prova passava ‘à porta’ de uma empresa ligada à cunicultura, criação de coelhos, que tem, neste momento, coelhas em fase final de gestação”, explicou o presidente do Clube Automóvel da Marinha Grande (CAMG), Ferdinando Barros.
O ruído emitido pelos carros “poderia provocar mau-estar aos animais e alguns abortos espontâneos nas coelhas”, adiantou o responsável, ao acrescentar que a organização tomou uma “decisão rápida” para que prova não prejudicasse nem os animais, nem a empresa.
Desta forma, a especial prevista para amanhã em Fátima, que tinha inicialmente 15,30 quilómetros, passa agora a ter 13,75 quilómetros, em função desta redução de trajecto.
O Rallye Terras de Auren tem 46 inscritos e arranca hoje com uma prova super especial de 1,5 quilómetros na cidade de Ourém, pelas 21:30 horas. Amanhã, além da competição em Fátima, também Espite recebe uma das especiais, que vai para a estrada às 12:30 e às 16 horas.
A organização recomenda ao público “prudência nas deslocações para assistir ao Rallye Terras de Auren” e pede que “sejam ouvidas todas as recomendações de segurança”, pode ler-se em comunicado de imprensa.
“Pelo bem dos ralis e de todos nós, o CAMG recorda ainda a importância de não deixar lixo nas especiais”, alerta também.