Sociedade
Estação Náutica da Marinha Grande valoriza 18 quilómetros de costa atlântica e rio Lis
Projecto foi formalmente constituído quarta-feira, na Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel
A Estação Náutica da Marinha Grande foi formalmente constituída, esta quarta-feira, na Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, na presença de diversas entidades locais, regionais e nacionais.
De acordo com a autarquia, "a iniciativa contou com intervenções institucionais, entre elas a do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, que destacou a importância estratégica deste projecto para o futuro do concelho, sublinhando tratar-se de um momento simbólico que marca o início de uma nova etapa, afirmando a Marinha Grande como destino turístico náutico de referência no centro do País, com uma oferta qualificada e atractiva"
Aurélio Ferreira acrescentou que “a candidatura da Marinha Grande pretende valorizar o nosso património natural e cultural, nomeadamente os 18 quilómetros de costa atlântica, o rio Lis e as nossas praias – São Pedro de Moel, Praia da Vieira, Praia Velha e Praia das Pedras Negras”.
Seguiram-se as intervenções do vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, Jorge Vala; da vice-presidente do Turismo do Centro, Anabela Freitas; e dos representantes da Fórum Oceano, António José Correia e Gisela Sousa, que participaram remotamente.
A cerimónia incluiu a assinatura do Protocolo de Parceria, que formalizou a constituição da Estação Náutica da Marinha Grande – uma plataforma de trabalho colaborativo entre entidades públicas, privadas e associativas, que tem como missão promover um destino náutico de excelência, assente na valorização dos recursos naturais, culturais, patrimoniais e industriais do território, salienta a câmara.
"Este protocolo insere-se na iniciativa nacional promovida pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, no âmbito do projecto Portugal Náutico, e representa um passo essencial para o processo de certificação da Estação Náutica da Marinha Grande. A candidatura visa integrar o concelho na Rede Nacional de Estações Náuticas de Portugal, promovendo uma oferta turística náutica qualificada, diversificada e sustentável, em linha com os objectivos do Turismo 2035 e do Plano Regional de Desenvolvimento Turístico 2020-2030", contextualiza o município.
"A Estação Náutica da Marinha Grande tem como principais objectivos desenvolver uma oferta turística integrada e diversificada, que articule actividades náuticas com alojamento, restauração, cultura e desporto, promovendo uma experiência completa e atractiva para visitantes durante todo o ano. Pretende ainda reforçar a identidade e os valores do território, através da valorização dos seus recursos naturais, culturais e patrimoniais, promovendo o trabalho em rede entre os vários parceiros locais e fomentando práticas sustentáveis e acessíveis, alinhadas com os desafios actuais do turismo", conclui a autarquia.