Sociedade

Estigma e vergonha escondem pedidos de ajuda à Psiquiatria

19 fev 2021 09:33

Centro Hospitalar de Leiria criou linha para ajudar profissionais de saúde e população a superar impacto emocional da pandemia, que pode deixar sequelas idênticas ao stress pós-traumático

estigma-e-vergonha-escondem-pedidos-de-ajuda-a-psiquiatria
A equipa da Psiquiatria acredita que os pedidos de ajuda vão disparar no pós-pandemia
Ricardo Graça

Dificuldades em dormir, ansiedade, medo, angústia e depressão são alguns dos sintomas que a pandemia da Covid- 19 está a provocar em algumas pessoas, com ou sem histórico de doenças mentais. A pressão, o sentir-se impotente e as mortes acima do normal também deixam marca nos profissionais de saúde.

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criou uma linha de apoio coordenada pelo serviço de Psiquiatria. No entanto, o estigma que continua a existir com as doenças mentais e a vergonha de ser apontado como fraco são alguns dos motivos que travam os pedidos de ajuda formal, sobretudo de profissionais de saúde. Muitos não deixam de procurar os colegas da Psiquiatria desabafando o que sentem, mas poucos permitem que seja agendada uma consulta ou que o seu nome fique no sistema.

“Como dizia no outro dia o António Raminhos [humorista], também espero que um dia seja tão natural dizer que se vai ao psiquiatra como se diz que se vai ao dentista. Em Portugal não é nada assim”, lamenta António Mota, um dos enfermeiros da área mental que está à frente desta linha de apoio. “Talvez um dia seja tão normal como dizer que se tem hipertensão”, reforça Ana Raquel Gouveia, outra das enfermeiras envolvidas no projec

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ