Economia

Estratégia de crescimento do sector dos moldes e proximidade aos associados são prioridades da nova direcção da Cefamol

29 mar 2022 11:59

João Faustino reeleito presidente da associação da Marinha Grande

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Novos órgãos sociais eleitos para mandato 2022/2024
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Desenvolver uma estratégia de crescimento e desenvolvimento sustentável do sector e, ao mesmo tempo, reforçar a proximidade e a ligação com os associados são duas das prioridades da nova direcção da Cefamol, eleita na semana passada para o período entre 2022 e 2024.

João Faustino, da TJ Moldes, foi reconduzido para mais um mandato à frente da associação da Marinha Grande. Os vice-presidentes são Rui Paulo Rodrigues (Simoldes Aços), Pedro Pereira (SET), Nuno Silva (Moldit) e Cláudia Novo (Erofio).

José Carlos Gomes (GLN), Guida Figueiredo (Carfi Tools), Paulo Ferreira Pinto (Moldworld) e João Cruz (Neckmolde) são os vogais da direcção.

A Assembleia Geral é presidida por Carlos Silva (Moldoplástico), tendo Ricardo Ferreira (Intermolde) como vice-presidente e Ana Ferraz (Planimolde) como secretária.

Já o Conselho Fiscal é presidido por Armindo Soares (Azemoldes) e tem como vogais Carla Ferreira (Dexprom) e Hugo Carlos (Tecnimoplás).

No novo mandado, a Cefamol terá ainda como objectivos reforçar a sua representatividade na indústria, através da angariação de novos associados; e promover acções e iniciativas que agreguem as empresas em torno de objectivos comuns, lê-se no seu site.

Estimular o networking através da realização regular de visitas, workshops, seminários, debates e encontros entre empresas do sector e acompanhar as dinâmicas e tendências de mercado e o posicionamento do sector através da realização de estudos e accções prospetivas são outros dos objectivos.

Ao nível da representação institucional, a associação pretende também reforçar a sua intervenção junto do Governo, instituições oficiais e autarquias, “no sentido de apresentar e colocar em prática intervenções e medidas que apoiem as empresas a ultrapassar os constrangimentos acumulados nos últimos anos”.

Ao nível da promoção internacional, tem como metas definir uma estratégia de comunicação que “reforce a notoriedade e visibilidade do sector em torno de novos factores de competitividade (sustentabilidade, digitalização, transição energética, economia circular, valor acrescentado, entre outros), bem como impulsionar a campanha de imagem e promoção internacional Engineering & Tooling from Portugal.

Uma das grandes apostas para este ano será a realização do XI Congresso da Indústria de Moldes, “potenciando-o para ser, uma vez mais, o principal palco de reflexão e debate de ideias do sector”.

Sustentabilidade, mercados e pessoas serão os principais temas nesta edição, agendada para o mês de Novembro.

Para os próximos dois anos, a Cefamol tem também planeada a realização de acções e planos de formação adequados às necessidades e requisitos da indústria; sensibilizar e incentivar políticas activas de gestão de pessoas nas empresas com o objectivo de atrair e manter talento e dinamizar a colaboração e interacção com as instituições de ensino, no sentido de sensibilizar e atrair jovens técnicos qualificados para o sector, reforçando a relação entre indústria e universidade/escola.

A recém-eleita direcção tem ainda prevista a revisão e actualização dos estatutos da Cefamol, bem como o reforço de competências internas e o estabelecimento de parcerias que permitam apoiar a actividade das empresas em diferentes vertentes.