Sociedade

Estratégia para a poluição pecuária sem soluções concretas para a bacia do Lis

1 out 2020 11:52

Leiria foi palco da apresentação da nova estratégia nacional para combater a poluição pecuária, que nada diz sobre a ETES há muito prometida para a região.

estrategia-para-a-poluicao-pecuaria-sem-solucoes-concretas-para-a-bacia-do-lis
Há décadas que a região reclama uma solução para a poluição da bacia hidrográfica do rio Lis
Ricardo Graça/Arquivo
Maria Anabela Silva

Leiria foi o palco escolhido para a apresentação da Estratégia Nacional para os Efluentes Agro-pecuários e Agroindustriais (ENEAPAI 2030), mas sobre soluções concretas para o problema da poluição da Bacia Hidrográfica do Rio Lis nada foi adiantado. Na sessão realizada esta terça-feira não houve, inclusive, qualquer referência à construção da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES) da Região do Lis, prometida há décadas.

No final da sessão, em declarações aos jornalistas, os secretários de Estado da Agricultura e do Ambiente não esclareceram se a região vai ou não ter uma ETES. Confrontado com a questão, o representante do Ministério da Agricultura, Nuno Russo, começou por frisar a prioridade definida na estratégia para a valorização agrícola dos efluentes e acabou a admitir que a hierarquia de soluções terá também de contemplar uma resposta pública para o tratamento, sem se pronunciar sobre a ETES, alegando que “o processo está a ser acompanhado pelo Ambiente”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ