Sociedade

Estudantes da ESAD.CR usam cidade de Caldas da Rainha para mostrar a sua arte

5 jan 2024 16:47

Trabalhos artísticos dos alunos serão exibidos em cinco exposições que, a partir de segunda-feira, ficarão patentes em cinco espaços da cidade.

estudantes-da-esadcr-usam-cidade-de-caldas-da-rainha-para-mostrar-a-sua-arte
As cinco exposições irão ocupar outros tantos espaços na cidade
DR

São cinco as exposições que, a partir de segunda-feira, dia 8, irão exibir trabalhos de estudantes da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, em diferentes espaços na cidade de Caldas da Rainha.

Sobre o tema “Limite”, as exposições apresentam trabalhos realizados por alunos dos cursos de licenciatura em Design Industrial, Design de Espaços, Design Gráfico e Multimédia, Som e Imagem, e Programação e Produção Cultural, entre Outubro de 2023 e Janeiro de 2024.

O Telheiro do Parque, os Silos – Contentor Criativo, o Museu Barata Feyo, a Igreja do Espírito Santo e a Casa da Mãe Joana são os espaços que acolherão as exposições, intituladas Fruto da Mente, Além das Linhas, Sinestesia, Condenável ou Contornável? e Grito.

A mostra Frente da Mente ficará patente, entre 8 e 10 de Janeiro, no Telheiro do Parque Dom Carlos I. É da autoria de Ana Beatriz Silva, Booz García, Margarida Esteves e Luna Godinho, que “partem da ideia de que a mente humana pode ser comparada com uma árvore”. Pode ser visitada das 7 às 22 horas.

Também entre os dias 8 e 10, das 10 horas e às 17 horas, a exposição Além das Linhas estará visitável no espaço Silos – Contentor Criativo, com trabalhos de Beatriz Monteverde, Fábio Costa, JP Silva, Mariana Lucas e Samantha Peña, que “desafiam o limite das regras”, refere uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.

Já as exposições Sinestesia e Condenável ou Contornável? ficarão patentes no Museu Barata Feyo e na Igreja do Espírito Santo, respectivamente, apenas na quarta-feira, dia 10. A primeira estará aberta entre das 9 à 12:30 horas e das 14 às 17:30 horas, ao passo que a segunda ficará disponível entre as 15 às 18 horas.

Da autoria de Alicia Costa, Carolina Lucas, Diogo Nobre, Inês Mota e Nyx Braz, a mostra Sinestesia pretende “tratar o tema dos limites da exploração da sinestesia através dos sentidos humanos tais como a visão, o olfato, a audição e o tacto”. Para tal, serão expostos elementos gráficos, odoríferos, sonoros e outros texturizados, de forma a que “a experiência de cada um seja imersiva”, salienta a sinopse da exposição.

Já a exposição Condenável ou Contornável? convida o público “a mergulhar num debate sobre os limites da violência através de trabalhos criados por Inês Nunes, Lara Bregieiro, João Santiago, Maria Stoer e Rita Baleia.

Com inauguração marcada para o dia 10, a exposição Grito ficará patente na Casa da Mãe Joana, com trabalhos da autoria de Eduardo Almeida, Mariana Silva, Marta Oliveira, Miguel Conceição e Rita Henriques que abordam o tema da xenofobia. A mostra pode ser visitada até ao final do mês, das 14 às 20 horas, exceto às terças-feiras.