Sociedade
Estudantes do Politécnico de Leiria distinguidos com bolsas de mérito
Daniel Nicolau e Nicolas Vasconcellos foram os únicos estudantes de Portugal premiados
Daniel Nicolau e Nicolas Vasconcellos, estudantes do 2.º ano do mestrado em Engenharia Electrotécnica, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, foram distinguidos com bolsas de mérito da IEEE Signal Processing Society (IEEE SPS), uma das sociedades do Institute of Electrical and Electronics Engineers, a maior e mais conceituada associação mundial para engenheiros e profissionais do sector da Engenharia Electrotécnica, Computadores e Informática.
Este projecto resulta de um concurso mundial promovido pela IEEE SPS em 2024, ao qual concorreram 250 estudantes. No âmbito do concurso foram contemplados 45 estudantes, entre os quais Daniel Nicolau e Nicolas Vasconcellos, os únicos estudantes de Portugal premiados, que foram reconhecidos pelo seu empenho em explorar a área da engenharia de processamento de sinais, tanto através de cursos como de experiências profissionais.
“A atribuição desta bolsa representa um importante reconhecimento do trabalho que tenho desenvolvido nesta área. Ser um dos 45 estudantes seleccionados mundialmente é não só uma honra, mas também uma motivação adicional para continuar a investigação na área de processamento de sinais. Esta distinção reforça a qualidade da investigação que está a ser desenvolvida no Politécnico de Leiria e no Instituto de Telecomunicações, demonstrando que estamos a contribuir significativamente para o avanço do estado da arte”, refere Daniel Nicolau.
O estudante acrescenta que, “além do apoio financeiro, que permitirá dar continuidade aos projectos em curso, a bolsa proporciona oportunidades únicas de networking e mentoria com líderes da área, fundamentais para o desenvolvimento da carreira na investigação em processamento de sinal”.
Já Nicolas Vasconcellos sublinha que a bolsa de mérito concedida pela IEEE Signal Processing Society representa “um reconhecimento significativo do potencial e dedicação dos estudantes na área de processamento de sinais. Esta distinção não é apenas um apoio financeiro, mas também um importante voto de confiança no futuro da engenharia de processamento de sinais”.
“A IEEE SPS, ao conceder estas bolsas, demonstra o seu compromisso em nutrir a próxima geração de profissionais e investigadores, incentivando a excelência académica e o desenvolvimento prático na área. Os premiados são selecionados através de um rigoroso processo que avalia não apenas o desempenho académico, mas também o potencial de liderança, atividades extracurriculares e o genuíno interesse pelo campo do processamento de sinais”, refere Nicolas Vasconcellos.
Além de estudantes do mestrado em Engenharia Electrotécnica, Nicolas Vasconcellos e Daniel Nicolau são, respectivamente, presidente e vice-presidente do primeiro IEEE Signal Processing Society Student Branch Chapter em Portugal, sediado no Politécnico de Leiria.
Daniel Nicolau é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pelo Politécnico de Leiria (2023), estando a finalizar o mestrado em Engenharia Eletrotécnica. Durante o projeto final de licenciatura, intitulado ‘Smart Compression of Medical Images’, propôs um novo esquema de processamento para uma framework de compressão sem perdas para imagens médicas multimodais, resultando num artigo de conferência internacional aceite no EUVIP 2023, e também apresentado na NTNU (Noruega). Em 2023 ingressou no Instituto de Telecomunicações – Delegação de Leiria, em Portugal, com uma bolsa de investigação no projeto CoMBINNe, e em novembro de 2024 foi distinguido pela Ordem dos Engenheiros, por ter concluído a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores com a melhor média do ano de 2023.
Actualmente é também estudante no programa de doutoramento em Engenharia da Digitalização no Politécnico de Leiria, sendo que os seus interesses de investigação incluem processamento de imagens médicas, nomeadamente processamento e codificação de imagens multimodais, de microscopia eletrónica, bem como imagens hiperespectrais.
Nicolas Vasconcellos é licenciado em Engenharia Eletrónica e de Computadores, pelo Politécnico de Leiria (2023), onde atualmente frequenta o mestrado em Engenharia Eletrotécnica. Em 2023, participou na escola de formação COMULIS ‘Image Across Scales’, no Instituto de Anatomia da Universidade de Berna (Suíça), onde explorou fluxos de trabalho de microCT e microscopia eletrónica, incluindo microangio-CT, imagiologia multimodal e técnicas avançadas de processamento de imagem.
Foi recentemente admitido no programa de doutoramento em Engenharia da Digitalização do Politécnico de Leiria, onde prosseguirá os estudos. Os seus interesses de investigação centram-se na aplicação de redes neuronais para análise de imagem médica.