Sociedade

Estudantes moçambicanos recebidos no Politécnico de Leiria

17 dez 2021 16:28

Alunos de Cabo Delgado, no âmbito do processo de acolhimento

estudantes-mocambicanos-recebidos-no-politecnico-de-leiria

O Politécnico de Leiria vai organizar, na segunda-feira, uma cerimónia de recepção aos estudantes moçambicanos de Cabo Delgado, no âmbito do processo de acolhimento, formalizando também um protocolo com a Associação Helpo.

No âmbito do processo de acolhimento de estudantes moçambicanos de Cabo Delgado, o Politécnico de Leiria dá as boas-vindas a 13 alunos, que serão oficialmente recebidos na segunda-feira, sendo expectável a vinda de um total 50 estudantes.

Os estudantes vão frequentar um programa de formação de dois anos, através da realização de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) no Politécnico de Leiria, no âmbito da cooperação entre o Politécnico de Leiria e o Instituto de Bolsas de Estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique, e conta com o apoio dos Municípios de Leiria, Caldas da Rainha, Peniche, Torres Vedras e Pombal, concelhos onde o Politécnico de Leiria tem escolas e núcleos de formação.

A sessão vai contar com a presença de Joaquim Simeão Bule, embaixador de Moçambique em Portugal, e de António Perez Metelo, presidente da Associação Helpo,” organização que tem desenvolvido uma acção fulcral no processo de acolhimento dos estudantes moçambicanos,” e com a qual será formalizada a assinatura de um protocolo de colaboração, informa a nota de imprensa do Politécnico de Leiria.

“Esta ação assume um valor especial, neste caso específico, por abranger estudantes oriundos de uma zona que vive uma situação de emergência. Esta iniciativa contribui para criação de novas oportunidades e para a qualificação dos jovens moçambicanos, particularmente os da região norte de Moçambique, flagelados pelo extremismo violento, que destruiu infra-estruturas públicas e privadas, nomeadamente instituições de ensino”, refere o comunicado.

A Associação Helpo presta apoio às populações mais vulneráveis de países com baixo índice de desenvolvimento humano, através da sensibilização de financiadores que permitam a implementação de programas e projetos nas áreas chave da sua intervenção, informa ainda o Politécnico de Leiria.