Saúde
Exercício físico é benéfico para pessoas com cancro da mama
Estudantes do Politécnico de Leiria dinamizam iniciativa
Chama-se Active Pink e é uma iniciativa que visa promover o exercício físico e estilos de vida saudáveis para pessoas com cancro da mama, doença oncológica que afecta, sobretudo, o sexo feminino.
O projecto é dinamizado por estudantes do mestrado em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria e está a iniciar uma fase com o apoio da Clínica Rui Faria, que recebe doentes com cancro da mama provenientes do Centro Hospitalar de Leiria.
Cândida Bairrada e Miguel Calado são os estudantes promotores do Active Pink, que teve início em Outubro em eventos abertos ao público, porém, especialmente dirigidos a doentes com esta doença oncológica.
Segundo um comunicado do Politécnico de Leiria, Rui Faria, coordenador técnico das clínicas Rui Faria, participa na iniciativa como um dos apoios do projecto, disponibilizando o seu espaço em Leiria para que o programa de exercício físico com doentes de cancro da mama se realize.
"A evidência científica vai mostrando que estes tipos de condições de saúde beneficiam muito com o desenvolvimento dos índices de saúde física, desde o nível de força aos sistemas de nível energético. No cancro, essa realidade está ainda mais presente", explica o médico.