Sociedade
Expocentro: atletismo e pouco mais
Centro Municipal de Exposições de Pombal não traz ganhos directos à câmara
O Expocentro, Centro Municipal de Exposições de Pombal, assume-se, cada vez mais, como um espaço privilegiado para o atletismo de pista coberta na zona Centro do País. Mas, as actividades na infraestrutura ao longo do ano contam-se pelos dedos de uma mão.
Além disso, os eventos não trazem um retorno financeiro directo para os cofres da Câmara de Pombal, que investe cerca de 57.600 euros anuais com a realização das provas de atletismo e feira de artesanato.
A autarquia admite que o Expocentro é o “local privilegiado e de eleição para a realização dos Campeonatos Nacionais de Atletismo de Pista Coberta, estando por isso 'reservado' para a sua realização de Outubro a Março”.
É através desta modalidade que o nome do concelho tem sido levado a vários pontos do País e foi por esta pista que já passaram alguns dos maiores nomes do atletismo nacional e onde já se bateram vários recordes.
Aliás, em 2015, o atletismo tem reservados 151 dias, de uma ocupação total de 185 dias. É também por isso o evento que tem maior orçamento municipal. A câmara refere que tem uma despesa de 18.664 euros com a pista de atletismo, sendo a maior fatia da verba destinada à montagem e desmontagem e iluminação.
À semelhança dos anos anteriores, o espaço recebeu a Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas, com este evento que a Câmara de Pombal tem segunda maior despesa, tendo sido atribuído à feira um orçamento de 39 mil euros, pelos 24 dias de ocupação.
Leia mais na edição impressa ou descarregue o PDF gratuitamente