Economia

Exposalão poderá terminar actividade na Batalha

14 ago 2023 08:00

"Tivemos anos em que chegámos a fazer 22 feiras, embora a média fosse sempre umas 15. Actualmente, fazemos entre uma a duas por ano", alega José Frazão, CEO da Exposalão.

exposalao-podera-terminar-actividade-na-batalha
Exposalão abriu portas há mais de 20 anos
DR

Mais de 20 anos após a sua inauguração, a Exposalão poderá vir a terminar a sua actividade na Batalha, caso “nada mude na dinâmica da região” e “o Estado nada faça para apoiar as empresas”, afirma José Frazão, CEO da Exposalão.

“Temos cada vez menos feiras. As pessoas não procuram a Batalha nem Leiria. A nossa região está a ficar parada. Apenas temos acontecimentos locais e não temos eventos que atraiam turistas, empresários de outros países. Tivemos anos em que chegámos a fazer 22 feiras, embora a média fosse sempre umas 15. Actualmente fazemos entre uma a duas por ano, o que é muito pouco", lamenta o empresário.

Segundo José Frazão, foi a partir da crise de 2008 que se começou a sentir uma diminuição na dinâmica empresarial e na dinamização de feiras, tendo a pandemia acelerado esta quebra. A Exposalão continua a receber outros eventos, como congressos ou conferências, no entanto, “não chega para manter”.

“São as feiras que fazem mexer tudo, dado que trazem vários quadrantes de negócio. Quando temos uma feira, ocupamos hotéis na Batalha, Leiria, alguns em Fátima. São sempre entre 400 a 800 quartos. Depois estes empresários visitam Alcobaça, Nazaré”, exemplifica José Frazão, defendendo que “o turismo de negócios é o melhor”. “Uma pessoa que venha em turismo de negócios e fique num hotel, vale sempre por duas. No entanto, não se está a fazer para eles virem. Não se pode dizer que não se tenha tentado, mas falta sempre a parte política", critica.

O administrador da Exposalão alerta que “o sector industrial e as empresas estão em queda”, sendo necessário “os políticos fazerem mais”. “Os deputados estão em Lisboa e não vêm ao terreno ver como estão as empresas, as pessoas. Não é uma questão de dinheiro, é uma questão de criatividade. Os empresários estão desmotivados, e acaba por ser tudo uma bola de neve.”

Sobre o futuro, explica que, para este ano e para o próximo ano estão já planeadas algumas feiras, no entanto, após esses compromissos, o encerramento da Exposalão na Batalha não está fora de hipótese. “Temos ponderado se decidimos encerrar a actividade na Batalha e manter apenas a nossa delegação de Lisboa, que tem uma dinâmica natural e própria. Leiria precisa de criar uma dinâmica diferente, o que não tem acontecido.”

Com uma área de exposição coberta de 17500 metros quadrados, a Exposalão da Batalha tem três pavilhões, com salas de conferências e auditórios. Na Batalha a Exposalão conta com 12 colaboradores, tendo oito em Lisboa. “Se a Batalha perder este espaço, será mais um órgão a prejudicar o turismo. Caso aconteça, acentua-se um afastamento da sociedade comercial e industrial”, alerta.