Viver

Exposição. Aguarelas de Pedro Gil mostram duas voltas a Portugal em bicicleta

10 jun 2023 12:00

A exposição "Limites de Portugal Continental em Aguarelas" reúne em Leiria mais de uma centena de pinturas nos formatos A5 e A6

exposicao-aguarelas-de-pedro-gil-mostram-duas-voltas-a-portugal-em-bicicleta
A próxima aventura de Pedro Gil já está marcada: Açores
Ricardo Graça

Naquele momento, o azar e a sorte cruzaram-se no mesmo troço da viagem. “Fiz mal as contas, perdi-me”, explica. “Já de noite, tiveram de me ir buscar”. Os bombeiros ajudaram-no a seguir caminho e a aguarela que pintou inspirado pelo dia seguinte, a pedalar através da paisagem do Campo do Gerês, no distrito de Braga, é uma das que se encontra no Posto de Turismo de Leiria, desde sábado. A exposição documenta a aventura de Pedro Gil a ligar Moledo (no Minho) e Vila Real de Santo António (no Algarve) – de bicicleta. Primeiro, em Junho de 2021, um total de 1.500 quilómetros, sempre no interior e ao longo da fronteira com Espanha; depois, no ano seguinte, em Agosto, mais 1.200 quilómetros, mas junto à costa.

A melhor história é a do Gerês”, diz ao JORNAL DE LEIRIA. “Se alguma vez estive no limite das minhas forças, foi nesse dia”. Há outras. Como quando atravessou um ribeiro com água pela cintura ou, já no Porto, levou a bicicleta a uma oficina e o mecânico lhe contou que ia acompanhando o projecto – surgido durante a pandemia, entre confinamentos – pelas redes sociais.

Se, no interior, tudo se revelou “muito intenso”, mais perto do mar, no entanto, Pedro Gil continuou a correr riscos. “Várias vezes ia sendo atropelado”, assinala. “O carro que me passou mais a razar foi um carro da GNR”.

A exposição Limites de Portugal Continental em Aguarelas reúne mais de uma centena de pinturas nos formatos A5 e A6. É uma versão (muito) aumentada da pequena amostra que Pedro Gil disponibilizou em Agosto do ano passado na Praia do Pedrógão, no contexto da biblioteca de Verão dinamizada pelo município de Leiria. Os trabalhos baseiam-se em fotografias captadas ao longo do percurso. E nas memórias da viagem, que continuam frescas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ