Viver

Exposição do projecto Museu na Aldeia vai percorrer comunidades

1 mar 2023 18:52

Encontro em Leiria juntou museus, aldeias, municípios e parceiros do projecto Museu na Aldeia, que envolve 26 concelhos da região

exposicao-do-projecto-museu-na-aldeia-vai-percorrer-comunidades
Inciativa de intervenção artística em comunidade é liderada pela SAMP
Jornal de Leiria

Vista hoje, pela primeira vez, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, uma exposição sobre o projecto de arte em comunidade Museu na Aldeia vai circular nos próximos meses por vários concelhos da região.

Liderado pela SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, o Museu na Aldeia é um projecto de intervenção artística e social dirigido à população idosa de áreas rurais que visa partilhar património e reviver tradições e que reuniu 13 museus e 13 aldeias em 26 concelhos da Rede Cultura, nos distritos de Leiria, Santarém e Lisboa.

Cada aldeia recebeu uma obra de um museu e retribuiu com outra peça, criada para o efeito, baseada nas histórias e memórias da localidade.

A Rede de Museus e Galerias de Óbidos, por exemplo, enviou um milagre para a Freixianda: “São Martinho”, do escultor José Aurélio. E a aldeia do concelho de Ourém respondeu com um sol feito de grãos e palha de milho.

Nesta quarta-feira, realizou-se o Grande Encontro Museu na Aldeia, em que, pela primeira vez, museus, comunidades, municípios e parceiros se juntaram para a apresentação do trabalho desenvolvido ao longo de quase três anos, desde 2020.

Além do espectáculo a representar cada aldeia e museu, estreou-se no ecrã do Teatro José Lúcio da Silva, já no final da sessão, o documentário assinado pela produtora de audiovisuais Casota Collective.

Entretanto, no foyer da sala de espectáculos, foi revelada a 14ª obra, uma peça efémera e representativa de todos os elos de ligação e experiências.

A exposição Do Outro Lado da Linha inclui ainda fotografias de peças dos museus e das comunidades, óculos de realidade virtual para experienciar as obras e uma instalação artística que recorre a tecnologias interactivas e convida os visitantes a utilizar um telefone para conhecer imagens, relatos, memórias, histórias e pessoas da iniciativa Museu na Aldeia.

No projecto, artes visuais e artes plásticas cruzaram-se com a música, o teatro, a dança e a poesia, em cerca de 130 sessões, desde exposições a performances artísticas, que envolveram mais de 500 pessoas.

Além de artistas e museólogos, participam também académicos de psicologia e sociologia, para pesquisar por que motivo “nós seres humanos nos transformamos quando vemos uma peça bonita” e responder à pergunta “será que é mesmo importante a arte?”, contextualizou Paulo Lameiro, consultor da Rede Cultura, durante a cerimónia.

O projecto premiado Museu na Aldeia – recebeu, por exemplo, o prémio European Heritage Europa Nostra na categoria que distingue o envolvimento dos cidadãos e a sensibilização para o conhecimento – é co-financiado pelo POISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como investidor social a Câmara Municipal de Leiria. Junta a Rede Cultura como parceira que reúne museus, câmaras municipais, juntas de freguesia, associações e instituições de 26 concelhos. Conta, ainda, com o apoio do Politécnico de Leiria e da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.